Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Filme Irmã Dulce chega este mês aos cinemas de todo o país

05 de November de 2014

As salas de cinema de todo o país ganharão a presença luminosa da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres com a estreia do filme Irmã Dulce – primeiro longa-metragem sobre a trajetória da freira baiana que dedicou sua vida aos pobres e doentes e que ergueu uma das mais impressionantes instituições sociais do Brasil. A cinebiografia chegará primeiro às regiões Norte e Nordeste, no próximo dia 13 de novembro, e nas demais regiões o lançamento acontecerá no dia 27 de novembro. A produção é assinada por Iafa Britz, com direção de Vicente Amorim e roteiro de Anna Muylaert e L.G. Bayão.

Superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e sobrinha da beata, Maria Rita Pontes, que foi uma das testemunhas do legado do Anjo Bom do Brasil, garante que o longa é fiel à realidade. “O filme consegue trazer, com riqueza de detalhes, o exemplo de vida de uma pessoa da nossa geração e que soube ser feliz amando o outro. Ele mostra muito bem o imenso amor que Irmã Dulce tinha pelos mais pobres e o respeito e a admiração que estas pessoas tinham por ela”. Pesquisador da vida e obra da Bem-Aventurada, o assessor de Memória e Cultura da OSID, Osvaldo Gouveia, também comemora a chegada da história da religiosa aos cinemas: “Irmã Dulce é um filme atraente, baseado em uma biografia impressionante e que vai provocar muitas inquietações”.

Na cinebiografia, as atrizes Sophia Brachmans, Bianca Comparato e Regina Braga dão vida à personagem principal que, ainda no início da adolescência, despertou o desejo de entrar para a vida religiosa e fundou uma das maiores instituições filantrópicas do país. Artistas renomados como Glória Pires, Irene Ravache, Zezé Polessa, Paulo Gracindo Júnior e Fábio Lago também integram o elenco. Irmã Dulce é produzido pela Migdal Filmes, distribuído pela Downtown Filmes e Paris Filmes e tem coprodução da Globo Filmes, da Paramount e do Telecine.

Exibição em Salvador

Salvador será a primeira cidade a exibir o filme Irmã Dulce. A escolha da capital baiana não foi por acaso, afinal, foi onde a religiosa nasceu e ganhou o título de Anjo Bom da Bahia. A pré-estreia será no dia 10 de novembro, às 21h, em todas as salas do complexo de cinemas UCI Orient do Shopping Iguatemi e contará com as presenças do diretor Vicente Amorim, da produtora Iafa Britz e dos atores Bianca Comparato, Regina Braga e Paulo Gracindo Júnior. São esperadas aproximadamente 2.400 pessoas, que serão recepcionadas pela Orquestra Santo Antônio, formada por estudantes do Centro Educacional de Irmã Dulce, em Simões Filho, e que integra o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia).

Além de Salvador, outras pré-estreias já estão agendadas pelo país: 11 de novembro (Recife); 12 de novembro (Fortaleza, Belém e Aracaju); 17 de novembro (São Paulo); 24 de novembro (Rio de Janeiro), entre outras capitais. Em cada exibição, artistas e representantes das Obras Sociais Irmã Dulce estarão presentes para trocar ideias sobre a vida de Irmã Dulce e o trabalho de sua obra social.

A Mãe dos Pobres

Em 26 de maio de 1914 nascia, na cidade de Salvador, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. O interesse pela vida religiosa começou a se manifestar já no início da adolescência, quando Maria Rita, aos 13 anos de idade, atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré. Em 1933, aos 19 anos, a jovem ingressa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão (Sergipe). No mesmo ano, recebe o hábito e adota, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

Entre as passagens mais marcantes de sua trajetória está a ocupação, em 1949, de um galinheiro, situado ao lado do Convento Santo Antônio, em Salvador, com os primeiros 70 doentes. Já em 1959, neste mesmo local, a religiosa instala oficialmente a Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) – a instituição abriga hoje um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com 4 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano.

Irmã Dulce foi beatificada em 2011, pelo Papa Bento XVI. Na ocasião, a freira baiana recebeu o título de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo o dia 13 de agosto como data oficial de celebração de sua festa litúrgica. Atualmente, a religiosa está em processo de canonização, sendo necessária a aprovação de um novo milagre atribuído à intercessão da beata para ela se tornar santa. Irmã Dulce morreu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos. 

 

Filme Irmã Dulce chega este mês aos cinemas de todo o país