OSID inaugura segunda etapa da Unidade Dona Dulce
Foi inaugurada na manhã de sexta-feira (4), graças às doações de inúmeros parceiros, a segunda etapa da Unidade Dona Dulce (UDD), núcleo das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) voltado aos pacientes oncológicos acolhidos na instituição. Fruto da solidariedade, o espaço já responde por mais de 7 mil pacientes atendidos só neste ano.
Com sua estrutura ampliada em 330 metros quadrados (totalizando agora uma área de 503 metros quadrados), a UDD passa a contar com recepção; posto de enfermagem; oito leitos, sendo um de isolamento e sete poltronas de observação; espaços de conforto (médico e de enfermagem); além de sanitários e apoio completo.
“A UDD presta um atendimento a pacientes oncológicos em tratamento na unidade e este acolhimento faz toda a diferença. É gratificante poder prestar a eles uma assistência de qualidade”, ressaltou Mariana Borges, líder da UDD. Pontuando os desafios enfrentados para a conclusão da segunda etapa, ela destacou o espírito de união de todos os envolvidos no projeto: “Não foi fácil para a equipe da UDD trabalhar em meio a uma obra e se não fosse a colaboração de todos não conseguiríamos. Então, agradeço a todos, dos diversos núcleos envolvidos”.
A inauguração da segunda etapa ocorre cinco anos após a primeira, evocando os mesmos sentimentos de alegria e gratidão. Por isso, o evento desta manhã foi iniciado com uma bênção do Capelão da OSID, Frei Mário Erky. Além da superintendente da instituição, Maria Rita Pontes, estavam presentes, a líder da UDD, Mariana Borges, além de gestores e profissionais da entidade, dentre eles, os colaboradores da unidade e dos núcleos envolvidos na requalificação da nova etapa.
Doadores – Batizado em homenagem à mãe de Irmã Dulce, o projeto da Unidade Dona Dulce é a tradução fiel da solidariedade, desde o seu primeiro desenho, em 2009, e tem como padrinho, entre os seus doadores, o querido e saudoso ator Paulo Gustavo.
Aos recursos financeiros provenientes de Emenda Parlamentar, de autoria do ex-senador João Durval Carneiro, foram somadas as doações de muitos parceiros, algumas arrecadadas através de campanhas apoiadas pela sociedade. Ao longo dos anos, muitas “mãos” se uniram nesse projeto: Atakarejo, Família Macêdo, Família Tarzan, Alberto Biava, Marcio Santana, Wellington Navieira, João Dória (então, governador de São Paulo), Roberto Simões, Hélcio Colodete, Sócios-Protetores da OSID, a Rede Amigas de Dulce e os artistas Margareth Menezes, Mudei de Nome, Waldonys e Elba Ramalho.
No evento, as Obras Sociais puderam expressar sua gratidão homenageando todos os apoiadores que contribuem para a perpetuação do legado de amor e serviço do Anjo Bom do Brasil. “As Obras estão entregando oficialmente a segunda etapa da UDD e nós queremos agradecer à toda equipe da UDD, por ter trabalhado em meio a tantas dificuldades, bem como às equipes de Engenharia e Arquitetura, e todas que participaram desse processo. Agradecemos também a todos os parceiros”, disse Maria Rita.