José Serra recebe título de Sócio Honorário da OSID
Em clima de alegria e gratidão, ao som da percussão do grupo formado por alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), o senador José Serra foi recepcionado pela família Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) na última sexta-feira (26), em uma tarde especial na qual ele recebeu o título de Sócio Honorário da instituição. Acompanhado do filho, Luciano Serra, o ex-ministro da Saúde foi recebido pela superintendente das Obras Sociais, Maria Rita Pontes; pelo presidente do Conselho da OSID, José Carvalho Júnior; além de conselheiros, profissionais, moradores, voluntários e religiosos da instituição. A cerimônia, realizada no auditório do CEPPAJ - Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene, foi aberta com o Hino de Santa Dulce, executado pela Quinteto de Cordas Irmã Dulce / Núcleo CESA - Neojiba, e contou também com a presença do ex-presidente do Conselho da OSID, Ângelo Calmon de Sá e representantes de entidades de saúde. Como Sócio Honorário das Obras Sociais - homenagem outorgada pelo Conselho de Administração da OSID pelos relevantes serviços prestados à causa da instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres e pela assistência em Saúde, José Serra recebeu uma placa e uma medalha e passa a ter um quadro com sua fotografia na galeria dos sócios, na Sala do Conselho da instituição.
Discursos emocionados marcaram o evento. O presidente do Conselho das Obras destacou a satisfação com a homenagem a José Serra. “É um dia muito importante e memorável para toda a família OSID. Reconhecimento, amizade, caridade, admiração e solidariedade definem esse gesto real e concreto de amor”, declarou José Carvalho Júnior. “É uma homenagem mais do que merecida e por mim acalentada ao longo desses anos, por tudo que José Serra tem feito pelas Obras Sociais Irmã Dulce”, ressaltou Maria Rita Pontes, enfatizando que fala também como pessoa, “como a cidadã que tem muita gratidão e reconhecimento ao ideal de solidariedade de Serra”.
O mais novo Sócio Honorário da OSID disse ser “uma alegria imensa estar sendo homenageado por uma instituição da grandeza e importância que possui as Obras Sociais Irmã Dulce”, completando em seguida que “o que me emociona e conforta de fato é ver que o trabalho de nossa querida Dulce resultou em um legado, atualmente administrado de forma competente pela estimada Maria Rita ao lado de seus colaboradores, que dia após dia perpetuam uma iluminada jornada dedicada aos mais aflitos”. Serra também foi presenteado com uma obra de arte representando Santa Dulce acolhendo crianças, criada pelo artista plástico Samuel Cruz. O evento foi encerrado com a apresentação musical dos profissionais da OSID Jaqueline Mota e Américo Bomfim, que encantaram o público dedicando as canções Força estranha e Amor sem palavras ao Anjo Bom do Brasil.
Mútua admiração - A concessão do título de Sócio Honorário sela uma relação de mútua admiração e reconhecimento e de proximidade de José Serra com o legado de amor e de caridade de Irmã Dulce. Em 1998, como ministro da Saúde, ele visitou a OSID pela primeira vez durante o lançamento da campanha de combate ao câncer de colo uterino. Em pouco mais de duas décadas, somam-se inúmeras colaborações de Serra para a manutenção da obra da Mãe dos Pobres de acolhimento aos mais necessitados. No Ministério da Saúde, manifestou seu apoio através da aquisição de um tomógrafo para o setor de Bioimagem e da implantação da nova Unidade de Fisioterapia, que ganhou modernos equipamentos e a ampliação do seu espaço físico, que saltou de 60 para 500 metros quadrados. Nessa unidade, atualmente são atendidos 300 pacientes por dia.
No comando da pasta, ele prestou importantes contribuições para a Saúde que beneficiaram também o público assistido pela OSID, como a aprovação da Lei dos Genéricos, que reduziu o preço dos medicamentos; a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa e do programa de combate a AIDS, levando tratamento gratuito através do Sistema Único de Saúde – SUS a pessoas com HIV. Instituiu também a vacinação contra a gripe para idosos e criou o Pró-Santas Casas, programa que apoia financeiramente instituições filantrópicas integrantes do SUS.
A atenção às Santas Casas e hospitais filantrópicos se mantém em seu mandato como senador, tendo apresentado o projeto de lei que destinou R$ 2 bilhões para as Santas Casas de todo o Brasil enfrentarem a Covid-19. No Senado, é responsável também pela criação do projeto de lei que criou o Pró-Santas Casas e de programas como o Proer das Santas Casas, que ampliou o atendimento ao SUS nos hospitais filantrópicos ao oferecer crédito a essas instituições; e do Integrasus, um incentivo especial para a integração das entidades ao SUS.
O novo Sócio Honorário das Obras Sociais Irmã Dulce é também um profundo admirador da freira baiana, a quem considera uma mulher empreendedora e de muita fé. Com esta convicção, em 2007, quando governador de São Paulo, prestou um apoio importante também para a canonização de Irmã Dulce, entregando ao Papa Bento XVI, em visita do então pontífice à capital paulista, uma carta pedindo celeridade no processo de canonização. Um ano e meio depois o Papa autorizou a concessão do título de Venerável à religiosa, impulsionando o processo de canonização de Irmã Dulce.
José Serra confessou sua devoção mais uma vez ao Anjo Bom, ao reunir-se aos milhares de fiéis, em Salvador, para celebrar a beatificação da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, em maio de 2011. Anos depois, no dia 13 outubro de 2019, ele estava diante da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para assistir à solenidade que elevou Santa Dulce dos Pobres à honra dos altares.