Centro de Pesquisa Clínica da OSID recebe novo certificado atestando sua excelência
O Centro de Pesquisa Clínica – CPEC, unidade responsável pela pesquisa na área da Saúde nas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), foi novamente certificado como centro INSPIRE – Investigator Networks, Site Partnerships and Infrastructure for Research Excellence (Redes de Investigadores, Parcerias de Sites e Infraestrutura para Excelência em Pesquisa). Desde 2013, o CPEC integra o INSPIRE, um conjunto estratégico de centros altamente produtivos, com capacidade médica de excelência e rigorosos critérios de produção.
“É um reconhecimento à qualidade e excelência em serviços que o centro presta na área de pesquisa. A Pfizer nos concedeu o certificado após um rigoroso escrutínio, pois todas as etapas do trabalho foram analisadas”, enfatiza o médico infectologista e pesquisador Edson Moreira, líder do CPEC, afirmando que pouco mais de 90 centros do mundo têm esta certificação. Para além da distinção, o pesquisador considera o fato de este reconhecimento dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo CPEC em nível nacional e internacional: “Isso é bom também para o país, pois nos abre portas e nos coloca na vanguarda da pesquisa”, declara.
Desde que foi criado, em 1999, o Centro de Pesquisa passou a inserir a OSID entre as instituições de referência científica no país. Um dos projetos recentes desenvolvidos pelo CPEC foi a coordenação, no Brasil, dos estudos científicos da vacina da Pfizer contra a Covid-19. A nova certificação do CPEC pelo Programa INSPIRE é o resultado de muita dedicação e esforço na elaboração, análise e condução das pesquisas clínicas. A experiência do centro computa o recrutamento de mais de 7.500 pacientes em cerca de 66 protocolos de pesquisa realizados. Além de atingir as metas de recrutamento, o CPEC tem se destacado pela alta taxa de retenção dos participantes nos estudos, que atualmente alcança um índice de 97,9%.
O CPEC conta com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, com treinamento para conduzir estudos clínicos conforme as diretrizes da GCP (Good Clinical Practices), um conjunto de normas preconizadas pela ICH (International Conference of Harmonisation). Além de coordenadores de estudo com experiência e certificação da IATA (International Air Transport Association) para embarque de amostras biológicas, o centro dispõe também de uma gerência para recrutamento e retenção de pacientes.
INSPIRE – Para valorizar a parceria e assegurar a qualidade da pesquisa, a Pfizer criou uma rede global de parcerias estratégicas com centros de pesquisa por meio do Programa INSPIRE. Neste sentido, cada centro de pesquisa deve corresponder atendendo a critérios rígidos, demonstrando que é altamente produtivo e eficaz na pesquisa e no desenvolvimento de medicamentos.
Esses parâmetros incluem a execução de programas de ensaios clínicos de acordo com os mais altos padrões e rigoroso cumprimento dos prazos; funcionários e recursos dedicados e de alta qualidade para a realização de ensaios clínicos; a garantia de uma experiência positiva para os pacientes que participam dos ensaios; e experiência nas principais áreas de doenças que a Pfizer está pesquisando em seu portfólio de medicamentos.