Oncologia comemora três anos com perspectiva de ampliação
05 de March de 2012
A Unidade de Assistência em Oncologia do Hospital Santo Antonio completou três anos de funcionamento, em fevereiro, batendo a marca de 20,5 mil atendimentos. O núcleo está prestes a sofrer uma grande transformação: ganhará uma ampla área em outro prédio do Complexo Roma, onde funcionava o antigo serviço de Tisiologia. O investimento vai proporcionar o atendimento de mais pacientes, evitando a formação de fila de espera para internação.
Graças à mudança, a Oncologia deixará de ocupar 16 leitos da enfermaria N. S. de Fátima e passará a contar com 24 leitos numa enfermaria exclusiva. Haverá, ainda, uma área específica para trabalhos em grupo com pacientes, familiares e membros da equipe multidisciplinar. Outro ganho, especialmente para a autoestima das pacientes, será a instalação do Espaço da Beleza, onde elas farão testes com perucas, lenços, chapéus e próteses mamárias.
A ampliação visa responder ao aumento expressivo da demanda, diante da excelência do trabalho prestado. “Dos serviços 100% SUS de Salvador, o nosso é um dos maiores e tem atendimento em todas as especialidades (cirúrgico, clínico e quimioterapia ambulatorial), menos radioterapia. Mas a fila de espera para internação já existe e a gente não quer que isso ocorra porque a oncologia necessita de agilidade”, explica a gestora de saúde da OSID, Lucrécia Savernini.
Desde que a Unidade Maria Amélia de Coni Moura foi criada, 2.985 pacientes já foram atendidos e se submeteram a tratamento. Somente em 2011, o núcleo recebeu 813 novos pacientes com diagnóstico comprovado, destacando-se o câncer de mama.