Ministro da Saúde garante que repasse estadualizado vai continuar
16 de March de 2012
Os repasses mensais do Ministério da Saúde que financiam os serviços de 15 núcleos de atendimento do Complexo Roma - incluindo o Hospital Santo Antonio - continuarão a ser feitos via Sesab (Secretaria Estadual da Saúde). O ministro Alexandre Padilha confirmou a decisão pessoalmente em visita à OSID (14/03), onde recebeu homenagens. Acompanhado do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, Padilha foi pontual, falando para uma plateia de médicos, funcionários, voluntários e beneficiários: “Vocês podem ficar despreocupados, isso não muda mais”, disse, referindo-se à Portaria 741, publicada no Diário Oficial da União de 04 de novembro de 2011. Faz seis meses que a transferência dos recursos provenientes da Fundação Nacional de Saúde para as Obras deixou de ser responsabilidade do Município de Salvador e passou a ser gerida pelo Estado, motivada por sucessivos atrasos nos repasses feitos pela Prefeitura, comprometendo o funcionamento da instituição.
Emoção - Singela expressão de gratidão pelo respeito e reconhecimento que Alexandre Padilha demonstrado pela OSID desde assumiu a pasta da Saúde, a cerimônia foi marcada pela emoção: de quem conduzia, de quem recebia e de quem assistia à homenagem. “Obrigada por permitir que continuemos atravessando gerações exercitando o amor em plenitude. Obrigada por permitir que, mesmo após duas décadas desde seu falecimento, as pegadas deixadas por Irmã Dulce ainda continuem espalhadas por nossas salas, corredores e enfermarias, tão visíveis como se tivessem sido feitas há poucos instantes, servindo de luz e de guia aos anjos que a cada dia pousam sobre esta instituição”, agradeceu a superintendente Maria Rita Pontes, num comovente discurso que arrancou lágrimas ao ministro.
Das mãos de beneficiários das Obras, Padilha recebeu o certificado de Amigo de Irmã Dulce, uma imagem da Bem-aventurada e um exemplar do book ilustrado Obra de Fé, que será lançado na próxima semana. “Sinceramente, não sei o que fiz para merecer tal homenagem. E tudo o que fazemos pela OSID ainda é pouco, diante do compromisso em atender bem e do cuidado e atenção que todos vocês, nesta casa, demonstram com os pacientes”, comentou.