Investimento favorece tratamento dentário mais tranquilo para pacientes especiais
04 de May de 2012
Um aparelho que mistura óxido nitroso ao oxigênio é a grande novidade do consultório de odontologia do CRPD - Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências, ligado às Obras Sociais Irmã Dulce. Ministrada através de uma máscara, a mistura relaxa o paciente e, em consequência, favorece o tratamento. O investimento vai reduzir os encaminhamentos de pacientes do núcleo para o centro cirúrgico e a necessidade de anestesia geral. “É um avanço importante. Poucos são os consultórios e clínicas particulares que contam com isso”, comenta o preceptor de Bucomaxilo do Hospital Santo Antonio, Joaquim Dultra.
Quatro dentistas (uma clínica, uma pediatra e dois cirurgiões) são os responsáveis pelo atendimento aos moradores e pacientes ambulatoriais do centro. Referência há quase 20 anos, o consultório odontológico recebe gente de toda a Bahia. “Poucos lugares em Salvador oferecem o que temos aqui. O nosso serviço é realmente o mais completo do estado”, atesta a coordenadora Célia Bitencourt.
Último núcleo fundado por Irmã Dulce ainda em vida, em 1992, o CRPD desenvolve um amplo trabalho de atendimento, pesquisa e educação em benefício dos portadores de necessidades especiais. São três frentes: acolhimento a 130 pacientes crônicos com deficiências múltiplas; atendimento ambulatorial (incluindo estimulação precoce, reabilitação motora, odontologia especial e orientações referentes à prevenção e tratamento da deficiência desde a primeira infância); e laboratório de informática, que atende aos beneficiários internados e da comunidade, serviço considerado referência pelo Ministério da Educação.