OSID é única instituição a oferecer Residência Médica em Geriatria no estado
31 de January de 2012
Programa de residência médica em Geriatria, na Bahia, só mesmo o do Centro Geriátrico Júlia Magalhães (CGJM), que disponibiliza duas vagas por ano via Ministério da Educação. A unidade também oferece, anualmente, oito vagas para médicos estagiários na área (o processo seletivo 2012 se encerra no próximo dia 17 de fevereiro). “É um meio de formar mão de obra, já tão escassa, e não deixar faltar o profissional que é muito necessário ao nosso serviço”, explica a líder do núcleo, Terezinha Pacheco. Os programas têm duração de dois anos e incluem bolsa-auxílio de R$ 2.338,06.
Baixa procura - O Brasil tem apenas um médico geriatra para cada cinco mil idosos: são apenas 922 médicos especializados para uma população de 21 milhões de pessoas acima de 60 anos. O recomendável, de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria, seria um profissional para cada mil. Enquanto o país ganha quase 800 mil idosos por ano, a especialidade sofre com a falta de interesse por parte dos profissionais recém-formados.
A Geriatria não faz parte do currículo de graduação de medicina e o país inteiro tem apenas 21 cursos de pós-graduação e 60 vagas de residência na especialidade. “A procura é baixa por falta de procedimentos médicos que gerem bom faturamento. Infelizmente é esta a nossa realidade”, coloca a líder do CGJM.
População de idosos (IBGE 2010)
Brasil | 20.590.597 |
Bahia | 1.451.206 |
Salvador | 247.646 |