Neojibá passa a ter ensaios diários no CESA
26 de September de 2011
Rodeados pela natureza e acompanhados do canto dos passarinhos, os meninos e meninas do Centro Educacional Santo Antonio (CESA) que fazem parte do programa Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia) agora têm aulas de instrumentos musicais diariamente. A ampliação da parceria se traduz, também, na oferta de 80 novas vagas para as aulas de Canto e Coral.
Mantido pela Secretaria de Cultura do Estado com apoio do Teatro Castro Alves, o Neojibá está ajudando a escola, que pertence às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), na implantação da Orquestra Santo Antonio. Com o aumento do número de ensaios, a expectativa é de que o CESA tenha, ao final do ano, um belíssimo embrião de orquestra juvenil.Composta por alunos do ensino fundamental com idades entre 08 e 14 anos, a turminha – que ensaia no turno oposto às aulas regulares – teve suas primeiras lições de iniciação musical em fevereiro e já realizou duas apresentações em eventos internos.
O Centro Educacional Santo Antônio (CESA) é um dos 17 núcleos de atendimento das Obras Sociais Irmã Dulce. Localizado no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, nasceu em 1964 como um orfanato em que Irmã Dulce abrigava meninos sem referência familiar. Em 1994, tornou-se uma escola em tempo integral, com foco na qualidade do ensino básico. Hoje, atende a cerca de 700 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda oferecendo ensino fundamental (1ª a 8ª série) e profissionalizante e acesso à arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos.