Aluno do CESA conquista 3º lugar em regional de concurso literário
26 de September de 2011
O filho caçula de dona Cleonice enfia a mão na mochila e de lá saca três clássicos da literatura nacional: Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antonio de Almeida), Vidas Secas (Graciliano Ramos) e Tenda dos Milagres (Jorge Amado). Os livros são parte da premiação pela conquista, com a poesia Tudo (de) novo, do 3º lugar na final regional do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), em setembro. Ele tem 14 anos, chama-se Danilo Almeida e é aluno da 8ª série do Centro Educacional Santo Antonio (CESA), ligado às Obras Sociais Irmã Dulce.
A poesia de Danilo concorreu com trabalhos de 159 escolas da rede estadual. Selecionado como um dos 28 finalistas, o adolescente se apresentou durante o 3º Sarau Regional, no Instituto Anísio Teixeira. Os 1ºs colocados nas 33 diretorias regionais de educação (DIREC) vão concorrer entre si. Se for avaliado como um dos melhores entre os 2ºs e 3ºs colocados, nosso herói também pode estar nessa finalíssima estadual.
Interessado pelas artes, Danilo – que se despede do CESA este ano – quer ser ator e escritor. Para quem fez três participações em Nasce uma flor (apresentada na Beatificação) e roteirizou uma peça para encenar com 16 colegas no fim do ano, o garoto vai super bem, obrigado. “Com autoconfiança, a gente consegue. É só imaginar e projetar, para ir além”, coloca, dividindo o mérito. “Este espaço que é o CESA não se encontra em outro lugar. Devo o que alcancei a esta escola, onde estudo desde os seis anos de idade”.