Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Governo estadual confirma apoio à cerimônia de beatificação de Irmã Dulce

17 de March de 2011

Representantes do Governo do Estado e do segmento empresarial baiano reafirmaram na manhã de hoje (dia 17), em solenidade na sede da OSID, o apoio à realização da cerimônia de beatificação de Irmã Dulce. O evento, que vem mobilizando no país e no exterior milhares de fiéis e admiradores da vida e obra da religiosa baiana – acontece no dia 22 de maio, às 14h, no Parque de Exposições de Salvador (Av. Luis Viana Filho – Paralela). “Vamos dar toda a assistência necessária à concretização da cerimônia, que marca o início de um novo momento para a Bahia e, em especial, para o turismo religioso no estado. O governo apoiará, inclusive, na busca por novos parceiros que queiram contribuir para a realização da festa”, afirmou o chefe de gabinete do governador, Fernando Schmidt, durante a apresentação oficial do projeto.

A cerimônia de beatificação trará entre suas atrações a exibição de um espetáculo que contará a trajetória de vida do Anjo Bom do Brasil. À frente da apresentação artística, que reunirá dança, música e teatro, estarão 700 alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação da OSID localizado no município de Simões Filho. Após o espetáculo, terá início então, às 17h, a celebração canônica com uma missa seguida do roteiro litúrgico do Rito de Beatificação do Vaticano. A cerimônia será presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, o delegado papal na solenidade, representando o Papa Bento XVI.

Destaque ainda para o projeto arquitetônico do altar. Planejado pelo arquiteto João Martins, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o espaço foi pensado levando em conta a visibilidade do público que irá acompanhar todos os detalhes da programação. “É um projeto que vem para favorecer todos os momentos da cerimônia. Com dois grandes pórticos, os quais vistos de cima formam a figura de uma cruz, o altar contará também com uma arquibancada para um coral de 300 pessoas, além de um painel com a imagem oficial da Bem-aventurada, o qual será descerrado em momento especial da celebração”, explica João.

Com capacidade prevista para 60 mil pessoas, a infraestrutura do evento contará também com vagas para ônibus, estacionamento pago para veículos de passeio, sanitários e estrutura de segurança. O acesso à celebração será feito por via de ingressos que poderão ser retirados, gratuitamente, nas paróquias, na sede das Obras Sociais e na Rádio Excelsior (Rua Leovigildo Filgueiras, Garcia) em período a ser divulgado na mídia. Uma central de atendimento também foi montada para atender as caravanas do interior e de outros estados.  A central funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, através do telefone 0800-284-52-84 e do e-mail [email protected].

VIGÍLIA e CARREATA – A programação festiva da beatificação terá início um dia antes do evento principal, com a realização no sábado (21 de maio), às 16h, de uma missa no Santuário de Irmã Dulce – Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Largo de Roma. Após a celebração religiosa, começará então uma vigília que se estenderá até a manhã do dia seguinte.

A agenda comemorativa continua ainda no dia 24, às 8h30, com uma missa de agradecimento pela beatificação – também na Igreja da Imaculada –, seguida de uma carreata com a imagem da Bem-aventurada pelos principais locais onde ela atuou. Já no dia 26 de maio, às 9h, acontecerá uma nova celebração, desta vez no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho. A programação se encerra no dia 28 de maio, às 8h30, com uma missa de consagração e instalação do Santuário de Irmã Dulce, no Largo de Roma.

 

Programação

 

21 de maio (sábado)

16h – Missa no Santuário de Irmã Dulce (Largo de Roma), seguida de vigília

 

22 de maio (domingo)

Cerimônia de Beatificação de Irmã Dulce

Local: Parque de Exposições de Salvador

12h – Abertura dos portões

14h – Apresentação artística sobre a vida e obra de Irmã Dulce

17h – Missa de Beatificação

 

24 de maio (terça)

8h30 – Missa de agradecimento pela beatificação, no Santuário de Irmã Dulce, seguida de carreata com a imagem da Bem-aventurada.

 

26 de maio (quinta)

9h – Missa no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho

 

28 de maio (sábado)

 8h30 – Missa de consagração e instalação do Santuário de Irmã Dulce

Governo estadual confirma apoio à cerimônia de beatificação de Irmã Dulce