Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Comunidade recebe campanha de prevenção à AIDS

08 de February de 2011

Apesar dos avanços no tratamento, a infecção pelo HIV ainda permanece incurável. Sem uma vacina para prevenir a doença, a necessidade de ações de contenção do vírus no país continua servindo de alerta às atuais e futuras gerações. Atenta a esse quadro, a equipe do Centro de Saúde Edson Teixeira Barbosa, administrado pela OSID, inicia no dia 9 de fevereiro uma programação especial dedicada à conscientização e orientação da comunidade de Pernambués quanto aos sintomas, formas de tratamento e prevenção da AIDS.

O objetivo da campanha, que engloba também as doenças sexualmente transmissíveis (DST), é levar ao público todo tipo de informação sobre essas enfermidades, em especial, durante o período da alta estação. Entre as atividades programadas, está a apresentação de vídeos educativos nos dias 9 e 11 de fevereiro, a partir das 14h, na sala de espera da unidade.

Destaque ainda para a palestra que será ministrada no dia 16, às 9h, na escola Epaminondas Berbert Castro, com a presença de profissionais de saúde do centro – equipe formada por assistente social, enfermeira, ginecologista e infectologista. Para finalizar, será realizada no dia 28 de fevereiro, às 9h, também em Pernambués, uma caminhada com a participação de moradores do bairro e funcionários do posto.

AIDS no Brasil

Segundo dados do Ministério da Saúde, a manifestação da AIDS no país já contabiliza, entre 1980 e 2010, cerca de 593 mil casos. A taxa de incidência oscila hoje em torno de 20 casos por 100 mil habitantes. Nos últimos 10 anos, a incidência no Sudeste caiu (de 24,9 para 20,4 casos por 100 mil habitantes), enquanto nas outras regiões cresceu: 22,6 para 32,4 no Sul; 11,6 para 18,0 no Centro-Oeste; 6,4 para 13,9 no Nordeste e 6,7 para 20,1 no Norte. A faixa etária de maior ocorrência, em ambos os sexos, é de 20 a 59 anos de idade.

Já em âmbito geral, as doenças sexualmente transmissíveis estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Em ambos os sexos, tornam o organismo mais vulnerável a outras patologias, inclusive a Aids, além de terem relação com a mortalidade materna e infantil.

Programação

09 e 11 de Fevereiro

Apresentação de vídeos educativos

Atividades sócio-educativas com a participação de equipe multidisciplinar;

Distribuição de panfletos

Horário: 14h

Local: sala de espera do posto de Pernambués

16 de Fevereiro

Palestra na Escola Epaminondas Berbert Castro, em Pernambués

Horário: 9h

28 de Fevereiro

Caminhada de Prevenção à AIDS e DST

Horário: 9h (com saída na frente do posto de Pernambués)
Comunidade recebe campanha de prevenção à AIDS