Serviços da OSID chegam à zona rural de Sta. Rita de Cássia
27 de April de 2011
Os serviços de saúde oferecidos pelo Hospital Eurides Sant’anna, administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce em Santa Rita de Cássia (no oeste do estado), acabam de chegar à zona rural do município, com a expansão do projeto OSID na Comunidade. Iniciado em maio de 2010 – em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – e batizado inicialmente como Pediatria nas Creches, o projeto teve a inclusão de novas especialidades e ganhou um roteiro itinerante amplo, beneficiando os moradores de localidades mais distantes.
A primeira localidade da zona rural a receber a equipe do HSRC foi Malhada Grande, no último dia 24 de março. A enorme procura por atendimentos refletiu uma boa aceitação da comunidade, que dentre dos serviços de saúde disponibilizados pelos profissionais do hospital, pôde contar com aferição de pressão arterial e glicemia, palestras sobre alimentação saudável (nutricionista), prevenção de doenças que atingem a coluna (fisioterapeuta), prevenção e detecção precoce do câncer de próstata (urologista) e informações sobre todos os serviços prestados pela unidade.
Nesta quinta-feira (28), o OSID na Comunidade chega à localidade de Itiquira, que também receberá atendimentos nas especialidades de Pediatria, Urologia, Nutrição e Fisioterapia. “Aproveitaremos a oportunidade para tornar mais conhecida a história de Irmã Dulce, com a equipe de multiplicadores do hospital, e buscaremos fortalecer o legado de bondade, caridade, espiritualidade, humanidade, doação e humildade deixado por ela”, adianta a líder do hospital, Iranilde Oliveira.
Embrião
Com duração de seis meses, o projeto Pediatria nas Creches – que levou o atendimento pediátrico a seis creches e uma organização não governamental, beneficiando 580 crianças de 03 a 06 anos em 2010 – é o embrião do projeto OSID na Comunidade. A idéia partiu da própria instituição, devido à baixa procura registrada pelo ambulatório de pediatria, em virtude da falta de informação sobre a importância do atendimento para as crianças.
Além do encaminhamento para a realização de exames laboratoriais, os atendimentos realizados entre maio e outubro do ano passado geraram importantes orientações, aos responsáveis, sobre os cuidados com a criança e a prevenção das doenças que mais as atingem, como as respiratórias, as parasitárias (verminoses) e a anemia. O projeto aproximou pais, profissionais da saúde e pacientes, tornando as consultas mais agradáveis e menos traumáticas para a criançada.