Modelo de atendimento do HO é implantado no Peru
A coordenação de Fisioterapia do Hospital do Oeste (HO) – unidade de saúde administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce – foi convidada para implantar no Hospital das Crianças de Lima, no Peru, um programa de reabilitação em pacientes queimados. O complexo peruano, que tem atualmente 30 leitos destinados às vítimas de queimaduras, decidiu pela instalação do modelo de atendimento baiano após ter visto uma apresentação da equipe de profissionais do HO durante o Congresso Internacional de Fisioterapia, realizado em 2007, em Salvador.
“O nosso protocolo consiste em um trabalho integrado, envolvendo vários profissionais da unidade. Esse é o grande sucesso do programa. Ao mesmo tempo em que o paciente está anestesiado para os curativos, nós entramos com a fisioterapia para que as seqüelas sejam menores e o tempo de internamento mais reduzido”, explica Érika Barata, uma das coordenadoras do protocolo de atendimento a queimados do Hospital do Oeste. Segundo afirma, enquanto a implantação do novo modelo já começou a ser feita em terras peruanas, no Brasil, ainda são poucos os hospitais que possuem esse tipo de procedimento. “O mais importante nesse trabalho de recuperação é manter o paciente sempre em atividade, com a pele irrigada, evitando a postura viciosa e cuidando de seu aspecto nutricional”, completa.
A unidade de queimados do HO é hoje referência em atendimento para a população lotada na região oeste da Bahia. Com dez leitos, o setor conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo cirurgiões plásticos, técnicos e enfermeiros, fisioterapeutas e anestesista.