Hospital é destaque em programa de alimentação
Foi-se o tempo em que comida de hospital era sinônimo de refeição pouco atrativa. A diversidade de pratos e o colorido das combinações já estão entre os diferenciais do serviço. Prova disso é o trabalho desenvolvido pela equipe do setor de Nutrição do Hospital do Oeste (HO) – complexo administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A unidade, que já investe continuamente na capacitação de seus funcionários, acaba de concluir sua participação no Projeto Alimentação – uma iniciativa da Associação Baiana dos Produtores de Algodão. O programa tem como objetivo fomentar a qualificação dos profissionais de cozinha, mostrando de forma prática como combinar alimentos e mantê-los sempre saudáveis. O treinamento teve ainda como foco o reaproveitamento de diversos gêneros alimentícios, a partir de receitas simples, saborosas e nutritivas.
Auxiliar de almoxarife da cozinha do HO, Sidiclei Araújo dos Santos diz que aprovou o curso e que a capacitação contínua é o diferencial na qualidade do serviço prestado diariamente. “Esse programa vem para reforçar um trabalho que já existe no nosso setor, a exemplo dos treinamentos que recebemos na área de alimentação e higienização. Agora é continuar levando todo esse aprendizado para a prática, pois quero fazer comidas ainda mais coloridas para os colaboradores, pacientes e acompanhantes da unidade”, explica.
De acordo com a nutricionista Patrícia Castanharo, coordenadora do projeto, as experiências trazidas pela equipe do hospital serviram também como fonte para o enriquecimento do curso. “Conhecer a realidade do HO, do trabalho desenvolvido na unidade e a experiência desses profissionais que cuidam da alimentação de milhares de pessoas foi de extrema importância para o êxito do treinamento. Espero contar com a presença deles em outros módulos”, comenta. Através de aulas teóricas e práticas, com duração de até 20 horas, o Projeto Alimentação já capacitou e certificou cerca de 128 pessoas. Atualmente, são servidas no Hospital do Oeste quase 2 mil refeições por dia para profissionais, pacientes e acompanhantes.