Doação de órgãos e tecidos em pauta
A programação da Semana da Cihdott (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) traz para o auditório do CEPPAJ, nestas quinta e sexta, palestras de informação e sensibilização sobre o tema para os profissionais da OSID. Amanhã (23), às 8h00, a apresentação é direcionada aos técnicos de enfermagem. Já na sexta-feira (24), às 10h00, com a participação do médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes (Coset) e responsável pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Estado (CNCDO), a atividade é voltada aos residentes, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e assistentes sociais.
Uma das finalidades é fazer o profissional compreender a importância de seu papel no processo da doação, não apenas como funcionário mas, também, enquanto cidadão multiplicador da idéia. Afinal, muita gente acredita que o processo não é sério e que o doador, ao se declarar como tal, corre o risco de ser vítima do tráfico de órgãos. Produzir multiplicadores, portanto, é investir no esforço para uma mudança de cultura acerca da doação de órgãos e tecidos.
No Brasil, cerca de 64 mil pacientes aguardam por um transplante. Em média, são realizados 13 mil transplantes/ano, o que leva a uma desproporção entre a fila de espera e o número de procedimentos realizados. Na Bahia, o número de pacientes em fila de espera para transplante está em torno de três mil.
Local: CEPPAJ
Data: 23/09
Hora: 8h00
Público: técnicos de enfermagem
Data: 24/09
Hora: 10h00
Público: residentes, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e assistentes sociais.