Projeto Vida e Saúde completa 09 anos de classes hospitalares na OSID
O projeto Vida e Saúde (conhecido também como Escola no Hospital) completa agora no dia 06 de outubro nove anos de atividades no Hospital da Criança das Obras Sociais Irmã Dulce. As classes hospitalares do Projeto Vida e Saúde são fruto de um convênio celebrado entre a OSID e a Secretaria Municipal de Educação (Secult), e obedecem às mesmas determinações da legislação para as escolas regulares do sistema de ensino. O projeto conta com cinco pedagogas concursadas para o Município de Salvador, sendo uma coordenadora pedagógica e quatro professoras, em interação constante com a equipe multidisciplinar do hospital (psicólogos, médicos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e assistentes sociais).
No 1º andar, a classe é direcionada à educação infantil, para crianças de 02 a 05 anos; a do 2º andar oferece ensinos fundamental e médio, para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos. Graças a essas turmas, os meninos e meninas hospitalizados não sofrem defasagem escolar durante o período de internação, já que têm toda a assistência necessária ao acompanhamento dos conteúdos curriculares. Assim, a evasão e atraso escolar não são problema para as crianças internadas no HC.
O projeto também realiza atividades externas com os pacientes, visando o fortalecimento dos conteúdos trabalhados em sala de aula, e atividades socioculturais com os pais e/ ou acompanhantes. Além de manter duas classes no HC, o Vida e Saúde atua no Centro Médico Social Augusto Lopes Pontes (CMSALP), ofertando duas classes da Educação de Jovens e Adultos para os pacientes crônicos, estimulando seu acesso e permanência nas escolas regulares.