Celulite bacteriana é tema de campanha de prevenção
Você já ouviu falar em celulite bacteriana infantil? A doença – uma infecção extensa da pele e dos tecidos, que pode se espalhar pelo corpo da criança de forma rápida e grave – será alvo em outubro de uma campanha de prevenção promovida pelo 12° Centro de Saúde, posto administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce. O objetivo é levar ao público todo tipo de informação sobre a enfermidade, a exemplo dos sintomas, formas de tratamento e as medidas que podem ser adotadas para prevenir seu aparecimento. Entre as ações programadas, estão a distribuição de material informativo e a realização de palestras na própria unidade de saúde e nas comunidades de Barreiro e Bate Facho, localizadas na região da Boca do Rio.
Segundo informações do 12° Centro, além das crianças, a celulite bacteriana atinge também com maior ênfase os idosos, pessoas com imunidade baixa, com quadros de diabetes e doenças arteriais periféricas e usuários de drogas intravenosas. A infecção provoca inflamação, dor e calor, sendo que algumas áreas da pele podem apresentar ainda pequenas bolhas. Os sintomas podem incluir também febre, calafrios, cefaléia, além de complicações mais graves, como confusão mental, hipotensão arterial e aumento da freqüência cardíaca.
O tratamento envolve a administração de antibióticos adequados ao tipo da bactéria causadora da infecção. Já alguns cuidados podem ajudar a prevenir a doença, como manter sempre limpo um ferimento e lavar as mãos antes e depois de manusear uma ferida.