Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Campanha mobiliza doadores de sangue

23 de November de 2010

Sempre lembrada como a época das férias, da praia e da diversão, a alta estação é sinônimo também de aumento na demanda por sangue junto às unidades de saúde do país. Apesar da necessidade de ampliação dos estoques para atendimento aos pacientes, o período é marcado pela queda no volume de doações. Empenhada em mudar esse cenário e captar novos doadores, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), está lançando uma campanha em homenagem ao Dia Nacional do Doador Voluntário – data celebrada no dia 25 de novembro. Na ocasião, a equipe da UCT estará mobilizada para receber os profissionais das Obras, familiares de pacientes e a população em geral interessada em ceder cerca de 30 minutos de seu tempo em prol de um gesto que salva vidas.

De acordo com a assistente social do setor, Carla Pedroso, o objetivo da ação é conscientizar o público para a importância da doação e da necessidade de regularização dos estoques. “Em meses normais, cerca de 600 pessoas circulam pela nossa unidade. Agora com a campanha, esperamos que haja um incremento de até 30% nesse fluxo”, afirma. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que para um país manter seus estoques regularizados é necessário ter de 3% a 5% de seus habitantes doando anualmente. Contudo, o percentual brasileiro varia entre 1,76% e 1,78% ao ano, sendo que em Salvador apenas 0,99% da população é doadora de sangue.

Embora muitas pessoas ainda tenham receio em doar, as doações são realizadas com equipamentos modernos e seguros e material descartável. “O sangue é avaliado por diversos testes sorológicos, de acordo com técnicas mundiais, que permitem saber se ele poderá ser utilizado em transfusões. Além disso, o organismo de uma pessoa adulta consegue repor o sangue doado (hemácias, plaquetas e plasma) com agilidade”, observa Carla. As doações no banco de sangue da OSID, localizado na sede da instituição (Largo de Roma), podem ser feitas de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 11h30 e das 13h às 16h. O prazo mínimo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres.

 

Conheça os requisitos básicos para doar sangue:

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 18 e 65 anos de idade;

- Pesar mais de 50 kg;

- Apresentar documento oficial de identidade (original);

- Estar bem alimentado, evitando gorduras;

- Ter dormido pelo menos seis horas;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas

Campanha mobiliza doadores de sangue