Residência Médica já é realidade no HO
Começou a funcionar no Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce, o Programa de Residência Médica – modalidade de ensino de pós-graduação e especialização destinada à médicos selecionados por meio de concurso. Com a iniciativa, a equipe do HO passa a contar agora com dois residentes: os médicos Maísa Araújo Silva, residente em pediatria, e Afonso Janonnes Pereira, que está na residência de clínica médica.
De acordo com o Ministério da Educação, esse tipo de modalidade só pode ser empregado em programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica. Nesses casos, depois de uma vistoria realizada em toda a unidade de saúde, a comissão libera então as vagas para os residentes, que podem optar em qual hospital desejam atuar.
Para o coordenador do programa no HO, Luciano Argolo Reale, a iniciativa representa mais uma conquista para o oeste do estado. “Os benefícios são muitos. Isso prova que o hospital tem atendido às necessidades da região, além de comprovar a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe. Aliado a isso, atesta também que o HO está pronto para oferecer esse tipo de especialização, sem contar que isso favorece que no futuro o curso de Medicina possa ser uma realidade em Barreiras”, explica.
Inaugurado em 2006, o Hospital do Oeste tem se tornado referência em atendimento para o público da Bahia e de outros estados que procuram seus recursos médicos. Segundo dados do HO, em fevereiro deste ano, quase cinco mil pessoas foram atendidas na emergência da unidade e mais de 800 foram internadas. Atualmente, cerca de 820 profissionais atuam no complexo.