Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Livro narra vida e obra de Irmã Dulce

27 de May de 2010

Sinônimo de amor, caridade e dedicação aos mais necessitados, a vida e obra de Irmã Dulce é o foco do livro que será lançado no dia 10 de junho, às 19h, no Auditório Livraria Paulinas, em São Paulo. Escrito pelo historiador italiano e consultor da Congregação da Causa dos Santos, Gaetano Passarelli, o livro Irmã Dulce – O anjo bom da Bahia narra a caminhada iluminada de Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes – hoje Venerável Dulce. Com um material rico em imagens, a obra faz um levantamento da trajetória da freira baiana, seu legado de amor em prol dos mais pobres e sua obstinada luta pelas questões sociais.

A publicação revela ainda a história de fundação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), hoje o maior complexo de saúde com atendimento 100% gratuito do país – com cerca de cinco milhões de atendimentos por ano a usuários do SUS, idosos, portadores de deficiências e de deformidades craniofaciais, pacientes sociais e crianças e adolescentes em situação de risco social. Entre os principais episódios narrados no livro, destaque também para a visita do Papa João Paulo II e a comoção que tomou conta não apenas da Bahia, mas de todo o país, quando do falecimento da religiosa, em 13 de março de 1992. A cerimônia de lançamento da obra contará com a presença do autor Gaetano Passarelli e da sobrinha de Irmã Dulce e superintendente da OSID, Maria Rita Pontes.

O anúncio do livro ocorre ainda em meio aos trâmites para a beatificação de Irmã Dulce, processo que no ano passado cumpriu sua penúltima etapa com a concessão, pelo Papa Bento XVI, do título de Venerável à freira baiana. O título é o reconhecimento de que a religiosa viveu, em grau heróico, as virtudes cristãs da fé, esperança e caridade, e permite que a causa da beatificação cumpra agora sua última etapa: a confirmação do milagre.

Anjo Bom do Brasil – Em 26 de maio de 1914 nascia, na cidade de Salvador-BA, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. O interesse pela vida religiosa começou a se manifestar já no início da adolescência, quando Maria Rita, aos 13 anos de idade, já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré. Em 1933, a jovem ingressa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão (Sergipe). No mesmo ano, recebe o hábito e adota, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

Em 1935, Irmã Dulce inicia um trabalho assistencial nas comunidades carentes, sobretudo nos Alagados, conjunto de palafitas que se consolidara na parte interna do bairro de Itapagipe, em Salvador. Nessa mesma época, começa a atender também os operários que eram numerosos naquele bairro, criando um posto médico e fundando, em 1936, a União Operária São Francisco – primeira organização operária católica do estado, que depois deu origem ao Círculo Operário da Bahia.

Em 1949, Irmã Dulce ocupa um galinheiro ao lado do convento inaugurado em 1947, após a autorização da sua superiora, com os primeiros 70 doentes. A iniciativa deu origem a tradição propagada há décadas pelo povo baiano de que a serva de Deus construiu o maior hospital da Bahia a partir de um simples galinheiro. Já em 1959, é instalada oficialmente a Associação Obras Sociais Irmã Dulce e no ano seguinte é inaugurado o Albergue Santo Antônio. Com perfil de serviços único no país, a OSID é  formada atualmente por 17 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de saúde, assistência social e educação, dedicando-se ainda à pesquisa científica, ensino médico e preservação e difusão da história de Irmã Dulce.

O autor – Gaetano Passarelli nasceu em Castrovillari (Cosenza), na Itália, e atualmente vive em Roma. Foi professor de História Bizantina na Universidade Roma III e de Espiritualidade Oriental no Instituto Superior de Estudos Medievais e Franciscanos da Pontifícia Universidade Antoniana e do Pontifício Instituto Oriental. É diretor responsável da revista Estudos sobre o Oriente Cristão e consultor histórico da Congregação da Causa dos Santos. Possui numerosas publicações científicas sobre iconografia, liturgia e história bizantina, traduzidas em diversas línguas, e é autor de biografias, romances e cenografias.

 

Livro

Título: Irmã Dulce - O anjo bom da Bahia

Autor: Gaetano Passarelli

Coleção: Luz do Mundo

Editora: Paulinas

Páginas: 232

Livro narra vida e obra de Irmã Dulce