Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Escola de Irmã Dulce está entre as melhores da Bahia

20 de July de 2010

O Centro Educacional Santo Antônio (CESA), das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), está entre as escolas públicas com a melhor qualidade de ensino da Bahia, segundo revela o resultado da última edição da Prova Brasil – exame nacional que avalia, na rede pública urbana, todos os estudantes da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Localizada em Simões Filho, a instituição obteve o melhor desempenho na avaliação dentre todas as unidades educacionais do município, ficando ainda entre as cinco primeiras na lista das escolas de 4ª série com o melhor rendimento da Região Metropolitana de Salvador. As médias obtidas através da prova são utilizadas para calcular o chamado Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – indicador que expressa em valores os resultados mais importantes da educação no país.

Segundo a diretora do Centro Educacional, Solange Santana, com a média de 4.2 obtida pela 4ª série, a unidade baiana já conseguiu, inclusive, superar a meta estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) para o Ideb do ano 2015, que é de 4.1. “No caso da 8ª série, a média foi 4.4. Com esse resultado, já ultrapassamos também a meta do MEC prevista para 2019, cujo indicador é 4.3”, afirma. Os índices apresentados pelo CESA superam ainda a média do Ideb para toda a Bahia, tanto na 4ª (3.8) quanto para a 8ª série (3.1).

De acordo com a diretora, o bom desempenho da unidade foi possível graças ao contínuo investimento na formação dos educadores. “Esse resultado é fruto de um trabalho de formação continuada, além de grupos de estudos e um acompanhamento individualizado junto ao professor”, argumenta. Realizada a cada dois anos, a Prova Brasil reuniu mais de 43 mil escolas no país. Na Bahia, 3.822 escolas de 1ª a 4ª série, além de 2.489 de 5ª a 8ª série, participaram do exame nacional. Fundado em 1964 por Irmã Dulce, o CESA atende atualmente 800 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, oferecendo ensino fundamental (1ª a 8ª série) e profissionalizante, além de acesso gratuito a programas de arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar.

Escola de Irmã Dulce está entre as melhores da Bahia