OSID oferece tratamento para pacientes com Parkinson
As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) encerram 2009 com a inauguração de mais um serviço de saúde à comunidade. Depois do início das atividades do Núcleo de Reabilitação Auditiva em janeiro e do serviço de oncologia em abril, a instituição inicia agora em novembro as operações de um ambulatório direcionado especificamente para o tratamento gratuito de pacientes com Parkinson, com atendimento voltado, basicamente, para a população idosa no estado. De acordo com a geriatra da OSID, Josecy Peixoto, a nova unidade se traduz em um importante reforço no atendimento a esse público, já que existe uma demanda reprimida na Bahia em função justamente da escassez de centros especializados.
“O estado tem cerca de 1,2 milhão de idosos, sendo 200 mil somente em Salvador. Como o Parkinson atinge de 1% a 3% dessa população acima dos 65 anos, estima-se que apenas na capital baiana existam cerca de seis mil pessoas com a doença”, relata. Segundo a médica, o Parkinson é uma enfermidade neurodegenerativa, que provoca alterações motoras no indivíduo, a exemplo de tremores, lentidão nos movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de modificações na fala e na escrita.
As alterações ocorrem em virtude da degeneração de células do cérebro que produzem uma substância chamada dopamina. A falta ou diminuição da dopamina acaba afetando os movimentos do paciente. “Ainda não existe cura, mas através do tratamento o idoso passa a ter uma melhor qualidade de vida”, acrescenta a geriatra.
Conforme explica Josecy, o Ambulatório de Parkinson da OSID chega trazendo ao público um atendimento completo, através da atuação de uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais das áreas de geriatria, neurologia, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, serviço social e psicologia. “O paciente recebe toda a orientação necessária, desde a parte nutricional, até o tratamento fonoaudiológico”, afirma. Localizada na Clínica de Geriatria das Obras, no Largo de Roma, a nova unidade funcionará às sextas-feiras, no horário das 7h às 12h.