Memorial na rota do Salvador Bus
Os turistas que percorrem a capital baiana no ônibus Salvador Bus irão ganhar, com a chegada da alta estação, um novo ponto de parada na cidade. Através de uma parceria entre a Bahiatursa, Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e entidades ligadas ao trade local, o Memorial Irmã Dulce (MID) entrará no roteiro de destinos do veículo turístico, iniciativa que promete fomentar o segmento baiano, com destaque para o turismo religioso. “Inserir o Memorial na rota do Salvador Bus era um desejo antigo. Agora, além de passear por pontos como a Igreja do Bonfim, o Centro Histórico e o Dique do Tororó, os visitantes terão também a oportunidade de conhecer um pouco da trajetória de Irmã Dulce”, destaca o assessor de Memória e Cultura da OSID, Osvaldo Gouveia.
Segundo explica, o Memorial já vem registrando este ano um incremento de 15% a 20% no volume de visitas. O interesse pela vida da religiosa tem cada vez mais atraído pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo, principalmente após o anúncio do Papa Bento XVI, em abril, concedendo o título de Venerável à freira baiana. “Nossa expectativa é receber em 2009 cerca de 25 mil visitantes no Memorial, sendo que 25% desse total são pessoas oriundas de outros estados. Também recebemos muitos turistas dos Estados Unidos e da Itália”, acrescenta Osvaldo.
Inaugurado em 1993, um ano após a morte de Irmã Dulce, o Memorial é uma exposição permanente que guarda o legado de amor e caridade do Anjo Bom do Brasil. Peças como o hábito usado pela freira baiana, fotografias, documentos e objetos pessoais podem ser vistos hoje no MID, que relembra ainda fatos marcantes da vida da religiosa através de maquetes, livros, diplomas e medalhas. Com entrada franca, o Memorial está aberto de terça a sábado, no horário das 10h às 17h, e aos domingos, das 10h às 15h.