OSID assume gestão do Hospital São Jorge
As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) firmaram parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) para a administração do Hospital São Jorge (HSJ) - antigo PAM Roma. O São Jorge será o terceiro hospital público (vinculado ao Governo do Estado) a ser administrado pelas Obras, que receberam o convite devido à experiência na gestão do Hospital do Oeste (Barreiras) e do Eurídice Santa (Santa Rita de Cássia), no Oeste da Bahia. A transferência de gestão é baseada em contrato de prestação de serviços em conformidade com a Lei das Organizações Sociais (OSs).
Inicialmente o atendimento será limitado, pois o hospital passará por uma reforma completa a cargo do governo estadual. O serviço ficará restrito a uma pequena unidade de urgência e emergência (similar a dos postos de saúde) para garantir que a população não seja prejudicada pelo período de obras. A expectativa da SESAB é que a reforma, que será feita em três etapas, comece em julho e esteja concluída em 2011. Na primeira fase das obras será ampliada a unidade de urgência/emergência. Na segunda, haverá a adequação da área que vai receber as futuras enfermarias para implantação dos leitos cirúrgicos.
Quando a reestruturação estiver concluída, o São Jorge irá abrigar o primeiro Hospital Dia da rede estadual e contará com 100 leitos de internação e dez de UTI. O complexo terá, na estrutura de Hospital Dia, 30 leitos destinados a cirurgias eletivas, mais seis salas de cirurgias e quatro outras para a unidade hospitalar de urgência e emergência, além de ambulatórios especializados, centro de diagnóstico por bioimagem, laboratório de patologia clínica, agência transfusional, lavanderia e cozinha industrial.
O modelo de parceria entre o Estado e a OSID é o contrato de gestão, que condiciona sua manutenção ao cumprimento de metas de atendimento quantitativas e qualitativas. A modalidade já é exercitada com sucesso nos hospitais de Barreiras e Santa Rita de Cássia.