HO firma parceria com Cambridge
04 de May de 2009
Administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce, o Hospital do Oeste está participando de um estudo internacional, conduzido pelo departamento de Neurocirurgia da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. A pesquisa tem como objetivo avaliar alternativas de tratamento para vítimas de traumatismo craniano grave, além de acompanhar a recuperação dessas pessoas. O estudo abrange casos de pacientes que desenvolveram, em função desses traumas, hipertensão intracraniana severa e que não respondem aos tratamentos clínicos. Nessas situações, é necessário a realização de um procedimento cirúrgico chamado craniotomia descompressiva – abertura do crânio para descompressão do cérebro.
“Atualmente, vários centros participam dessa pesquisa, em diversas regiões do mundo, principalmente na Europa. É um orgulho saber que nosso trabalho vai contribuir com esse estudo”, explica o neurocirurgião do Hospital do Oeste e responsável pelo ingresso do HO na pesquisa internacional, Luis Fernando Reis. O levantamento, conforme ressalta, já conta com mais de 150 casos catalogados, sendo necessários 600 casos com acompanhamento de, pelo menos, dois anos de pós-operatório, para avaliar o impacto desse procedimento cirúrgico na sobrevida e qualidade de vida dos pacientes. “Nós já enviamos o nosso primeiro caso, sendo aceita a proposta de inclusão do hospital”, afirma.
De acordo com o neurocirurgião, a participação do HO em uma pesquisa desse porte vem confirmar que a medicina de qualidade não está localizada apenas nos grandes centros, mas também nas cidades do interior da Bahia, a exemplo do hospital presente no oeste do estado. “É uma importante projeção internacional. Além disso, o que oferecemos aqui em Barreiras é uma medicina de excelente qualidade. Temos profissionais qualificados e podemos servir de exemplo de atendimento em qualquer lugar do Brasil e do mundo”, finaliza.