Fé e emoção marcam missa com padre Marcelo
Cerca de 15 mil fiéis transformaram a Praça Irmã Dulce (Largo de Roma), no último dia 19, em um verdadeiro espaço de celebração e fé. A missa em Ação de Graças pela concessão do título de Venerável à Mãe dos Pobres e o canto de louvor comandado pelo padre Marcelo Rossi foram um dos destaques no ano do jubileu de ouro das Obras Sociais Irmã Dulce. Em uma singela demonstração de carinho e agradecimento, milhares de admiradores da vida e obra do Anjo Bom do Brasil, vindos de diversas regiões do país, uniram-se ao público baiano para assistir a missa celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Josafá Menezes, e concelebrada pelo bispo de Irecê, D. Tommaso Cascianelli, pelo capelão da OSID, Padre Alberto Monte Alegre, e por mais oito sacerdotes.
Emocionado em sua segunda visita às Obras, o padre Marcelo Rossi aproveitou a ocasião para reafirmar sua confiança na proximidade da beatificação e canonização de Irmã Dulce. Segundo o religioso, a freira foi um exemplo de acolhimento e amor ao próximo. “Eu a comparo à Madre Tereza de Calcutá, pela sua dedicação aos mais necessitados. Irmã Dulce jamais fechou suas portas para os doentes, pois neles enxergava a imagem de Deus. São lições como esta que precisamos aprender com ela”, disse Padre Marcelo, acrescentando que estará presente na canonização e que também passará a divulgar a obra e o carisma da Venerável Dulce em suas missas.
Entre as autoridades presentes ao evento, o governador do Estado, Jaques Wagner, destacou a trajetória de Irmã Dulce no desenvolvimento da saúde na Bahia. “Ela foi uma verdadeira heroína da saúde pública. Sabemos que existe a intenção de ampliar o trabalho das Obras Sociais e estamos dispostos a ajudar”, afirmou. Para o prefeito de Salvador, João Henrique, os feitos de Irmã Dulce estão entre as principais marcas deixadas pela freira junto ao povo baiano. “De coração aberto e com muita fé ela dedicou toda sua vida em beneficio do próximo. Portanto, só temos motivos para agradecer, tanto pelo título de Venerável, quanto pelos 50 anos das Obras Sociais”, ressaltou.
Nova celebração – As homenagens ao cinquentenário da OSID terão também como ponto alto a realização de uma missa no dia 26 de maio – dia do nascimento de Irmã Dulce e das Obras. A celebração religiosa será presidida pelo cardeal D. Geraldo Majella, na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Bairro de Roma, às 17h.