Palestras discutem uso e abuso do álcool
22 de September de 2008
Atentas à importância do combate ao alcoolismo, instituições públicas e privadas de Salvador vêm encontrando no Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas (CATA) a oportunidade de debater o assunto de forma preventiva. A medida tem sido possível graças ao programa de palestras mantido pela unidade. Segundo a assistente social Andréa Lima, o objetivo desses encontros externos é socializar informações sobre a doença, fomentar a prevenção junto à população, além de divulgar os serviços prestados pelo Centro.
Como resultado dessa proposta, está o crescimento no volume de solicitações, em especial, por parte de organizações ligadas a área de transporte. Somente no primeiro semestre deste ano, o CATA realizou, em parceria com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), palestras para funcionários de cerca de oito empresas do setor. De acordo com Andréa, os pedidos costumam se concentrar em períodos que antecedem datas festivas, como Carnaval e São João, ou nas semanas de prevenção contra acidentes de trabalho (SIPAT) promovidas por essas companhias.
“Vale ressaltar ainda que, dependendo da demanda da empresa solicitante, focamos alguns itens com maior ênfase. Nas empresas de transporte, por exemplo, falamos das conseqüências do uso e abuso do álcool nos acidentes de trânsito. Nas escolas, abordamos bastante a relação familiar de dependência e as conseqüências na vida do usuário. Já na área da saúde, focamos na dependência e como preveni-la”, explica.
A assistente social conta que o Centro realizou também este ano palestra no Hospital Roberto Santos e visitas a centros de dependência química. Além desses encontros externos, o CATA já promove visitas domiciliares às famílias dos usuários que se tratam no ambulatório da unidade. “O objetivo é estimular a prevenção dentro da própria família, pois percebemos que muitas vezes há um padrão permissivo para o abuso do álcool por parte de outros membros, repetindo a história de dependência”, observa. As instituições interessadas em solicitar palestras e visitas do CATA podem encaminhar o pedido através do fax (71) 3310-1195.