OSID projeta crescimento nas vendas de panetone
03 de November de 2008
Apesar da crise que ronda o atual cenário econômico mundial, a expectativa junto ao mercado baiano ainda é de crescimento no consumo de um dos principais produtos da ceia natalina. Essa é a aposta, por exemplo, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que aguarda um incremento, em comparação aos resultados do ano passado, da ordem de 20% nas vendas do tradicional panetone da instituição. O produto, que está chegando às prateleiras dos supermercados com nova marca e embalagem, deve atingir este ano o patamar de 400 mil unidades produzidas – volume também 20% superior ao registrado em 2007.
Fabricado na unidade de panificação do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho, o panetone, antes conhecido como “Dulce Natura”, passa a se chamar agora “Panetone Irmã Dulce”. A mudança, segundo a líder do CESA, Flávia Rosemberg, deve contribuir para ampliar ainda mais o segmento consumidor do artigo, principalmente em outras regiões do país. “Além da nova marca, a mudança de embalagem foi uma forma também de modernizar o produto. Esperamos agora, por exemplo, ampliar a nossa atuação no mercado corporativo de São Paulo”, ressalta.
De olho no aquecimento das vendas, a unidade anuncia ainda a ampliação no quadro de profissionais que atuam na linha de produção. “Foram contratadas mais 27 pessoas somente na indústria, um aumento de 54% no efetivo”, completa Flávia. Segundo a dirigente, a comercialização do Panetone Irmã Dulce é direcionada hoje para grandes redes supermercadistas, além de empresas (cestas de Natal), sendo que a Região Metropolitana de Salvador ainda responde pela maior parte do consumo. Somente na área atacadista o produto já conta com mais de 300 pontos de venda.
Reconhecido pelo elevado padrão de qualidade, o panetone ainda traz consigo a marca indissolúvel da responsabilidade social. Atualmente, 100% da receita obtida com a venda do produto vão para o programa educacional mantido pelo CESA, que atende a 800 crianças e jovens, oferecendo ensino fundamental e profissionalizante. O trabalho realizado pela unidade inclui atividades nas áreas de arte-educação, inclusão digital, práticas esportivas, assistência odontológica e alimentação. O atendimento, realizado de forma gratuita, se estende às famílias dos alunos, através de ações de promoção à saúde e assistência social.