Espetáculo Irmã Dulce reestréia em Salvador
13 de June de 2007
O espetáculo “Irmã Dulce”, do diretor teatral Deolindo Checcucci, volta aos palcos de Salvador. Após uma temporada de sucesso de três meses na capital em 2006 – atingindo um público de mais de 10 mil espectadores – a peça reestréia no Teatro Salesiano, Nazaré. Nunca antes a trajetória de Irmã Dulce, que conta com uma legião de fiéis em todo o Brasil, foi apresentada com tanta riqueza de informações e detalhes como na peça, que tem reestréia para convidados no dia 21 de junho e entra em cartaz de sexta a domingo, sempre às 20h, a partir do dia 22.
Toda a renda será revertida para a manutenção do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) das Obras Sociais Irmã Dulce. Localizada no município de Simões Filho, a unidade atende a 700 crianças e jovens carentes oferecendo de forma gratuita ensino fundamental e profissionalizante, além de acesso a arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas e atendimento odontológico.
A peça dirigida pelo premiado autor e diretor baiano Deolindo Checcucci (O Vôo da Asa Branca e Raul Seixas, A Metamorfose Ambulante) mostra os momentos marcantes da vida da freira baiana, a relação familiar, o despertar da vocação religiosa, a construção de suas obras e a missão de acolher os pobres e doentes. Mostra ainda faces pouco conhecidas da história do Anjo Bom, como seu trabalho junto à classe operária e iniciativas que hoje são referência para organizações sociais e governamentais. A montagem reaviva expressões artísticas nordestinas, como a tradição do cordel que encadeia a narração. “Os tipos populares que habitavam e ainda habitam as nossas esquinas dão corpo à narrativa, entremeada com as ações nas quais a personalidade inesquecível de Irmã Dulce é revelada”, destaca Checcucci.
Além da temporada de sucesso na capital baiana em 2006, a montagem esteve em fevereiro deste ano em Fortaleza (CE), estado que concentra grande número de devotos de Irmã Dulce. No mês de março, a peça foi apresentada no Dia internacional do Teatro na sala principal do Teatro Castro Alves, reunindo 1.100 espectadores.
Mais do que uma caracterização próxima da perfeição, a jovem atriz Ana Carla Lira surpreende como interprete das várias fases da vida de Irmã Dulce. No elenco estão ainda nomes como Vitório Emmanuel (o Luiz Gonzaga da peça Asa Branca), Débora Santiago, Márcio Bernardes, Daniel Oliva, Psit Moura, Caio Rodrigo, Ana Cartaxo, Júlia Barreto e Frieda Gutmman, que revezam os principais personagens dessa história de amor e fé.
A nova temporada do espetáculo conta com o patrocínio da operadora de telefones OI, através do Fazcultura – Governo do estado da Bahia, e tem como objetivo reforçar a importância da popularização do teatro no estado. Os ingressos serão vendidos a preços populares (R$ 10,00 e R$ 5,00) e um percentual será destinado a instituições beneficentes, alunos da rede pública de ensino e Ongs.