OSID recebe Prêmio Gestão da Qualidade Bahia
22 de November de 2006
As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) ganharam o Prêmio Gestão Qualidade Bahia (PGQB) na categoria Nível I. É a primeira vez que o PGQB, criado em 1997, é concedido a uma ONG e também a uma instituição de saúde. Promovido pela Associação Baiana para Gestão Competitiva (ABCG), entidade vinculada à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o PGQB reconhece as organizações que investem na excelência de gestão com o objetivo de atender às necessidades de suas partes interessadas e tem como referência os Critérios de Excelência do PNQ - Prêmio Nacional da Qualidade.
Este ano o Troféu Ouro coube a Coelba e à Unidade de Negócios de Camaçari da Embasa, o Troféu Prata ao Exército - 35º Batalhão de Infantaria de Feira de Santana e às Unidades de Negócios de Itamaraju e Santo Antônio de Jesus da Embasa, a Placa Nível I a OSID, à Unidade de Negócios de Jequié da Embasa e à Idéia Digital Sistemas de Consultoria e Comércio. A menção honrosa ficou com o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba).
O caminho percorrido pela maior instituição filantrópica de saúde do Brasil, segundo o Ministério da Saúde, rumo ao aprimoramento de sua gestão, reflete a missão institucional de Amar e Servir herdada de Irmã Dulce, que sempre conjugou amor e profissionalismo. Nos últimos 10 anos, a OSID consolidou a filosofia da qualidade e do rigor na administração e hoje é reconhecida também como modelo de transparência e gestão responsável.
Este modo particular de encarar a gestão vem permitindo que a instituição melhore a cada ano seus números. Em 2005 foram realizados 2.700 milhões de atendimentos a pessoas carentes, usuários do SUS, idosos, portadores de deficiências e de deformidades crânio-faciais, pacientes sociais e crianças e adolescentes em situação de risco social. Com perfil de serviços único no país, a instituição é uma ‘holding social’ formada por 15 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, dedicando-se ainda à Pesquisa Científica, Ensino Médico e preservação e difusão da história de Irmã Dulce.
O desejo de ampliar o alcance da missão, descentralizando a assistência, levou a instituição a atuar também na gestão de unidades de saúde do estado e do município. Em 2005, a OSID assumiu a administração de dois centros de saúde municipais, o 12º Centro de Saúde Alfredo Bureau e o Edson Teixeira Barbosa, localizados nos bairros da Boca do Rio e de Pernambués, em Salvador. Este ano, a atuação se estendeu pelo interior do estado com o gerenciamento do Hospital do Oeste no município de Barreiras.
Reconhecimento Quatro vezes agraciada com o prêmio Bem Eficiente – a última delas em maio deste ano - a OSID recebeu em fevereiro mais um reconhecimento: a recertificação da ISO 9001:2000 pela empresa de auditoria BRTUV. A transparência é outra preocupação estratégica da instituição, que desde 1998 é auditada pela Ernst & Young e foi a primeira ONG do Brasil a publicar anualmente seus Balanços Sociais. Com o objetivo de aprimorar os mecanismos de controle da gestão, a organização iniciou em 2005 o 1º ciclo do planejamento estratégico 2006-2010 e decidiu participar do PGQB este ano.
"A única maneira de uma instituição filantrópica se manter é gerir seus processos e recursos de forma profissional, não mais de forma amadora, sem prestar contas e sem apresentar retornos para a sociedade”, afirma a superintendente Maria Rita Pontes. Ela considera que as mesmas dificuldades enfrentadas para a manutenção de uma empresa comum também se observam quando o objetivo é manter uma instituição cujo lucro é social. “Quanto à necessidade de profissionalismo, nós estamos no mesmo barco".