Irmã Dulce é tetra no Prêmio Bem Eficiente
26 de June de 2006
As Obras Sociais Irmã Dulce receberam pela quarta vez o Prêmio Bem Eficiente, em solenidade no dia seis de junho no Tom Brasil em São Paulo. Outorgado anualmente pela Kanitz e Associados às 50 entidades beneficentes mais bem administradas do país, este ano, o Bem Eficiente comemorou sua décima edição com uma premiação especial. Para marcar a data, as entidades concorreram com todas as instituições que venceram em anos anteriores, o que tornou a disputa ainda mais difícil.
A OSID foi premiada antes em 1997, 2000 e 2005 e classificada em 1999 e 2000 no Prêmio Filantropia 400, também da Kanitz. A instituição é considerada pelo governo federal o maior complexo de atendimento 100% gratuito em saúde do Brasil e é responsável pelo maior volume de atendimentos em toda a estrutura do setor na Bahia.
Com perfil de serviços único no país, a OSID é uma espécie de 'holding social' formada por 14 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, dedicando-se ainda à Pesquisa Científica, Ensino Médico e preservação e difusão da história de Irmã Dulce.
Em 2005, as Obras realizaram 2,7 milhões de atendimentos, 600 mil a mais que em 2004, a usuários do SUS, idosos, portadores de deficiências e de deformidades craniofaciais, pacientes sociais e crianças e adolescentes em situação de risco social.
O Bem Eficiente é um reconhecimento não apenas à qualidade dos serviços prestados, mas ao rigor na aplicação dos recursos pelas entidades beneficentes que são avaliadas segundo seus resultados organizacionais, financeiros, operacionais, sua transparência e impacto social. Nesta edição especial referente ao décimo ano da premiação, 35 das entidades vencedoras são do Estado de São Paulo, quatro do Estado do Rio de Janeiro, seis de Minas Gerais, três da Bahia e duas do Paraná.
A metodologia empregada no Prêmio Bem Eficiente foi desenvolvida ao longo de 20 anos, para analisar crédito para empréstimos e avaliação de risco. Anualmente o prêmio realiza 'análises discriminantes' e pesquisas com diretores de instituições filantrópicas para avaliar as entidades que utilizaram com competência os recursos aportados.
Segundo a organização do Bem Eficiente, o objetivo é reconhecer publicamente as entidades sociais que demonstraram trabalho e desempenho nas suas áreas de atuação, dentro de uma estrutura profissional e competente, operando com custos administrativos baixos, com transparência e supervisão externa, de forma a garantir a sua perpetuação. Os critérios do que constitui uma entidade bem eficiente, devem incluir aspectos organizacionais, financeiros, eficiência, transparência e ética na condução de suas atividades. As instituições são analisadas em 42 aspectos que incluem categorias como transparência e validação de terceiros.
Contato Prêmio Bem Eficiente
Leila Lorenzi
Tel. (0xx11) 3816 5700 - [email protected]