Jornada de Pediatria
20 de September de 2005
As Obras Sociais Irmã Dulce promoveram nos dias 15 e 16 de setembro a II Jornada de Pediatria do Hospital da Criança. O evento anual, uma iniciativa da Residência em Pediatria da instituição, reuniu mais de 60 conferencistas e debatedores que apresentaram pesquisas e trabalhos de conclusão de curso sobre temas como o a Leishmaniose Visceral - Calazar, doença endêmica no interior da Bahia que vem apresentando novos focos na Região Metropolitana e municípios próximos a Salvador, a AIDS Perinatal e a pesquisa de novas vacinas, como a do Rotavírus. A jornada tem como objetivo a reciclagem do corpo clínico dos Hospitais Santo Antônio e da Criança da OSID e marca a conclusão de curso dos médicos residentes.
A entrada no mercado da vacina contra o Rotavírus, que atinge preferencialmente crianças e afeta as vias respiratórias superiores, além de provocar diarréia e vômito, foi um dos temas apresentados na conferência ‘Atualização em vacinas – Calendário ideal existe?’, proferida pelo Dr. Álvaro Machado Neto. O vírus afeta de maneira mais preocupante crianças de famílias de baixa renda nas quais as complicações decorrentes, como a desidratação, podem provocar óbitos. A nova vacina, que deve entrar em breve no mercado, protege contra uma variante do vírus, a G1, e é administrada por via oral. A perspectiva de que venha a ser adotada na rede básica de saúde, no entanto, é remota devido a seu alto custo.
A OSID é considerada pelo Ministério da Saúde a maior instituição filantrópica do Brasil a atender unicamente pelo Sistema Único de Saúde - cerca de oito mil pacientes por dia. Modelo em humanização, a estrutura é hoje também referência em ensino e pesquisa médicos. A qualidade das áreas de ensino médico e pesquisa é atualmente outro importante pilar das obras da freira baiana, que realizaram ano passado 2,089 milhões de atendimentos.
Desde 1980, existe no Hospital Santo Antônio o núcleo de Residência Médica que hoje comporta oito especialidades – Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Otorrinolaringologia, Ginecologia, Geriatria, Anestesiologia e Cirurgia Pediátrica – além de uma pós-graduação em Cirurgia Bucomaxilofacial. A instituição mantém ainda o internato, voltado para as áreas básicas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Pediatria. Por ano, a instituição recebe cerca de 300 alunos.