Semana de Irmã Dulce 2005 - Memorial Irmã Dulce na rota do turismo religioso
04 de March de 2005
A prefeitura de Salvador deseja incluir a capital baiana no roteiro do turismo religioso, e a fé ecumênica e popular em Irmã Dulce será um dos cartões de visita para pôr a terra do sincretismo ao lado de cidades como Aparecida, em São Paulo, e Juazeiro do Norte, no Ceará. O novo projeto lançado pela Emtursa em parceria com as Obras Sociais Irmã Dulce visa criar mais uma opção turística, apresentando essa vocação de religiosidade também no exterior. A intenção é estimular a criação de uma cultura de peregrinação similar a de centros como Fátima, em Portugal, e Santiago de Compostela, na Espanha, expoentes da peregrinação católica ou mesmo ecumênica e esotérica, como esta última.
Sensibilizado com a importância das Obras fundadas pela freira, o presidente da Emtursa, Pedro Galvão, convidou o Sindicato das Empresas de Turismo da Bahia (Sindetur) e os agentes de turismo e operadoras de viagens simpáticas à idéia para iniciar essa campanha em favor do turismo da fé. Através da parceria com as OSID, a Emtursa fará uma divulgação do Memorial de Irmã Dulce junto às entidades que integram a indústria do turismo e nos pontos de entrada da capital baiana, como o aeroporto e estações rodoviária e marítima. “A idéia é que a campanha seja estendida a outros estados e ultrapasse as fronteiras do país”, disse Galvão. Além da Emtursa, a campanha produzida pela agência Objetiva Comunicação, já conta com o apoio da Infraero, Aeroshopping e Coometas/Comtas.
A iniciativa se deve ainda ao fato de Salvador possuir um ciclo de festividades religiosas, muitas das quais unindo o sagrado ao profano, porém sem integrar os principais roteiros indicados pelas agências de viagem como destino de fé. Pela forma unânime pela qual Irmã Dulce é relacionada à bondade e à caridade, mesmo por quem, por convicções religiosas, não a considera uma santa, a imagem do Anjo Bom contribuirá para o sucesso desse projeto. A consolidação do Memorial como um ponto de visitação turística, vai também beneficiar a obra social do Anjo Bom, que depende da captação de recursos para amparar a população carente.
As assessorias de Marketing e de Memória e Cultura da OSID, que co-idealizaram a campanha junto à empresa de turismo do município, ressaltam a utilização do viés religioso-cultural para trazer mais verbas para as Obras de Irmã Dulce, a partir do momento que se tornam mais conhecidas e visitadas tanto nacional quanto internacionalmente. A campanha visa ainda contribuir para fomentar o desenvolvimento urbano e econômico da Cidade Baixa por via da consolidação do Memorial como um ponto de visitação turística.
“Uma campanha como essa contribuirá para o processo de beatificação que, por sua vez, garantirá a perenidade das Obras. Será muito difícil o trabalho de Irmã Dulce se tornar perene se não for divulgado o seu carisma”, avaliou a assessora de Marketing, Mônica Melo.
Local de peregrinação – O Memorial de Irmã Dulce (MID) é uma exposição permanente que tem a função de guardar o legado de amor e caridade de Irmã Dulce. Inaugurado em 1993, um ano após a morte da freira, o núcleo recebe cerca de 20 mil visitas anuais. O MID está situado num prédio anexo ao Convento Santo Antônio, na sede da OSID, onde estão guardados o hábito usado por ela, fotografias, documentos e objetos pessoais.
Nele ainda é preservado intacto o quarto de Irmã Dulce, onde está a cadeira na qual ela dormiu por mais de trinta anos por conta de uma promessa. Outros fatos marcantes da vida da religiosa são lembrados através de maquetes, livros, diplomas e medalhas. Entre as peças do acervo, está a imagem de Santo Antônio, do século XVIII, pertencente à família de Irmã Dulce, diante da qual ela costumava rezar.
Nas Obras Sociais, ela costumava apresentar o santo aos visitantes como o "tesoureiro da casa". A visita ao Memorial se estende ao túmulo de Irmã Dulce, localizado na Capela do Convento Santo Antônio. Parte integrante do Memorial, o núcleo de Memória da OSID reúne hoje um acervo de mais de nove mil peças, ajudando a preservar e manter vivos os ideais de Irmã Dulce.