Esporte, saúde e cidadania no CESA
29 de August de 2005
O Centro Educacional Santo Antônio (CESA) da OSID, renovou o convênio do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal. No primeiro ano do projeto, 613 crianças, adolescentes e jovens participaram de atividades esportivas como vôlei, futebol, capoeira e basquete, sempre no período oposto ao que freqüentavam as aulas do ensino fundamental. Com a renovação, crescerá para 700 o número de vagas. A nova fase do programa deve se iniciar a partir da segunda quinzena de setembro.
No período inicial do programa, o CESA implantou quatro núcleos de práticas esportivas que favoreceram a socialização, aumento de auto-estima e confiança dos alunos. O programa também contou com oficinas de reforço escolar e atividades lúdico-pedagógicas para alunos com desenvolvimento insatisfatório.
O oferecimento de refeições diárias equilibradas ajudou a solucionar a carência nutricional comum a maior parte dos alunos, moradores do município de Simões Filho, onde se localiza o CESA. O reforço alimentar, antes assegurado apenas as séries iniciais, foi garantido a 100% dos estudantes e houve uma redução de 78% dos índices de subnutrição. Mesmo índice verificado na redução de atendimentos de alunos motivados por dores de cabeça, tonturas, mal estar, queda de pressão arterial, entre outros.
O programa possibilitou ainda outras ações de promoção à saúde como serviços de escovação, aplicação regular de flúor e atendimento odontológicos a todos os estudantes. O incremento das atividades arte-educativas, como as oficinas de papel machê, cerâmica e tecelagem, foi outro ganho do programa. Com estas atividades se observou o aumento da criatividade e da plasticidade dos alunos, a formação de relacionamentos mais harmoniosos e diminuição de situações de conflito.
A opção metodológica do projeto pela exploração de espaços de aprendizagem diversificados teve como suporte a disseminação dos valores de solidariedade e partilha – eixo que orienta as ações do CESA desde a sua fundação. A partir desta concepção, abriu-se caminho para o reconhecimento da importância da integração entre competências naturais do aluno e habilidades construídas por via da orientação de um professor ou instrutor, estímulo às manifestações criativa/produtiva e a comunicação de sentimentos e emoções.
“A implantação do programa no CESA veio acrescentar a esta unidade de ensino a possibilidade de continuar acreditando na luta pela cidadania. Para os alunos oriundos das camadas mais pobres e desassistidas da sociedade, essa possibilidade representa o resgate da auto-estima e o direito a ter uma infância digna, com sonho de um futuro melhor”, disse a professora da 4ª série, Maria das Neves dos Reis. Para a aluna da 8ª série, Ruthe Cerqueira, o Programa a ensinou a valorizar o esporte e a saúde. “Podemos até almoçar na escola, o programa está dando a todos o que não teriam nem o que comer, a oportunidade de desfrutar dessa maravilha”, comemora.
Confiança - Um dos focos da atuação do centro educacional das Obras Socais Irmã Dulce é desenvolver nas crianças e adolescentes que participam das atividades educacionais, artísticas, esportivas e profissionalizantes do núcleo a confiança no futuro. Estima-se que pelo menos 70% dos jovens que passam pelos cursos profissionalizantes do CESA – panificação e confeitaria, tecelagem e agora o novo curso de eletricidade – conseguem inserção no mercado de trabalho.
Todos os envolvidos no processo de crescimento do aluno são alvo da ação do centro educacional. Um trabalho com as famílias é realizado, quando se define o perfil sócio econômico da clientela atendida. Em 2004, foram 450 famílias cadastradas pela ação do serviço social.
Conhecendo a realidade dos alunos e de suas famílias o núcleo atua na construção de meios para que os jovens redescubram a auto-estima e o caminho para a cidadania. “Além de ensinar os conceitos escolares e indicar os caminhos para o trabalho, trabalhamos nesses jovens o respeito ao próximo e a valorização de si”, destaca Rita Fróis, coordenadora pedagógica. “Queremos que esses alunos ressignifiquem a história de suas vidas”, ressalta.
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