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Panetone Dulce Natura alia qualidade e solidariedade

10 de November de 2004
Qualidade com solidariedade. A expressão resume o diferencial do Panetone Dulce Natura e sua receita, que reúne preços competitivos, profissionalismo na produção, sabor e o valor social da marca. Completando oito anos no mercado, o produto já tem lugar cativo em cestas de Natal de empresas como as do grupo Odebrecht e na mesa dos baianos. Apostando na competitividade, a estratégia adotada pelo Centro de Panificação das Obras Sociais Irmã Dulce é disputar a preferência do consumidor com um ingrediente infalível: o sabor. Este ano, 160 mil Panetones Dulce Natura serão produzidos para a comercialização em Salvador e Recife. “O aumento da produção nos últimos anos demonstra uma tendência do consumidor e das empresas com a responsabilidade social mas um produto não se sustenta no mercado se não aliar a isso qualidade e confiabilidade”, analisa Daniel Sá, líder do Centro Educacional Santo Antônio, unidade da OSID responsável pela gestão do Centro de Panificação. Desde que foi introduzido no mercado, em 1995, o panetone Dulce Natura é um dos primeiros a sumir das prateleiras no período natalino, registrando uma resposta muito positiva em relação ao giro do estoque e, desde 2001, vem disputando o mercado corporativo, recheando as cestas de natal para clientes e funcionários de diversas empresas. A consolidação da marca no gosto do consumidor é favorecida também pela boa performance dos outros produtos Dulce Natura como o pão integral (líder de vendas na rede Bompreço), pão de hambúrguer e hot-dog. Os resultados se devem ao planejamento rigoroso que vai da normatização da linha de produção à logística e que conta com o envolvimento de 100 profissionais contratados no mercado.

Sabor e Cidadania

É através do panetone e de toda a linha Dulce Natura que o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo das Obras Sociais de Irmã Dulce sediado em Simões Filho, consegue manter o Programa Educação e Trabalho, de oficinas profissionalizantes, e garantir parte dos recursos necessários para manter 600 crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental. O que é arrecadado com a venda dos produtos Dulce Natura se reverte em fardamento, alimentação, material didático e assistência odontológica totalmente gratuitos e assegura educação e cidadania a uma população infanto-juvenil que sofre exclusão social pela falta de qualificação profissional e alimenta a formação de bolsões de miséria. Pesquisa sócio-econômica realizada pelo serviço social do CESA em 2003 junto às famílias de 259 alunos revelou que 76,5% delas sobrevivem com renda per capita/ mês igual ou inferior a R$ 60, 00, sendo que 48,32% das famílias têm renda per capita igual ou inferior a R$ 30,00. O Centro de Panificação é uma das duas unidades do Programa de Núcleos Produtivos, que atua no gerenciamento da produção voltada para a auto-sustentação do CESA. A outra é o Centro Ortopédico que produz órteses e próteses de qualidade internacional com preços populares. O programa garante a autonomia de recursos financeiros, permitindo o reinvestimento no Programa de Educação e Trabalho, bem como a absorção de profissionais egressos dos cursos de profissionalização.
Panetone Dulce Natura alia qualidade e solidariedade