Classe hospitalar: uma experiência nas Obras Sociais Irmã Dulce
27 de November de 2004
O programa de classe hospitalar Escola no Hospital da Obras Sociais Irmã Dulce está completando três anos e vai marcar a data com uma semana de discussões (de 29/11 a 03/12) e eventos temáticos referentes à integração de métodos de educação e saúde na assistência a crianças em idade escolar hospitalizadas. Além da apresentação de resultados e trabalhos desenvolvidos por alunos e pesquisas desenvolvidas nesse campo interdisciplinar por estudiosos de pedagogia e de saúde, as discussões irão refletir sobre os aspectos da inclusão social dos pacientes.
Desde setembro de 2001, o programa leva o cotidiano escolar para dentro do ambiente hospitalar e já atendeu a 6.344 crianças, que além das atividades sócio-educacionais, participam de eventos escolares, lúdico-pedagógicos, palestras sócio-educativas, passeios extra classe e campanhas de prevenção e higiene bucal. Em três anos, o projeto conseguiu reduzir a evasão e a repetência, conscientizando os estudantes e seus familiares da importância da escola.
Resultado de um convênio com a Secretaria Municipal de Educação, que cede as três professoras, o programa foi pioneiro na Bahia e é patrocinado pela população da cidade de Treviglio, na Itália.