Voluntários cearenses criam espaço de oração para Irmã Dulce
02 de December de 2004
No próximo dia quatro de dezembro, às 16h, será inaugurada na cidade de Quixadá (CE), a 200 quilômetros de Fortaleza, mais um local de oração, veneração e registro da memória de Irmã Dulce. A inauguração do espaço na Casa de Repouso São José, que pertence à Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, é uma iniciativa dos voluntários da causa de Irmã Dulce no estado.
Mas não é só o valor sentimental e a devoção do povo cearense que justifica a escolha por Quixadá. Há também uma referência histórica. Entre os dias oito de agosto e 23 de setembro de 1949, Irmã Dulce ficou naquela cidade por recomendações médicas. Os bons ares da serra, que fica a 700 metros de altitude, foram recomendados para conter os problemas pulmonares do Anjo Bom.
Devoção - O Ceará é um dos estados mais católicos do Brasil e tem na devoção ao Padre Cícero um dos marcos dessa fé. A devoção a Irmã Dulce no estado também é grande, proporcionalmente comparável à devoção dos baianos à freira. Hoje são cerca de 40 voluntários, os Anjos de Irmã Dulce, que divulgam no estado o carisma Mãe dos Pobres e realizam também ações de filantropia junto a instituições de ação social.
Em 2003, ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, foi inaugurada uma lojinha com produtos que mantêm viva a memória e o carisma da freira baiana, onde há também uma espaço de oração.
Mas não é só na devoção religiosa que se expande o carisma e a missão de Irmã Dulce. Localizada em Salvador, Bahia, as Obras Sociais criadas há mais de 50 anos pela freira realizam mais de 2 milhões de atendimentos por ano em Saúde, Educação e Assistência Social a pessoas carentes vindas de todos os cantos do país. A instituição, que se dedica também ao ensino e pesquisa médicos, é hoje a maior entidade filantrópica do Norte e Nordeste e o maior hospital com atendimento 100% SUS do país, segundo o Ministério da Saúde.