Portal Osid

Portal Osid

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Pacientes do Centro Especializado em Reabilitação da OSID são beneficiados com nova horta

11 de May de 2023

Os pacientes atendidos no Centro Especializado em Reabilitação – CER IV das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) acabam de receber uma nova Horta Comunitária, equipamento que permitirá a ampliação do repertório de ações terapêuticas em reabilitação para pessoas com deficiência. Implantada na área externa da unidade, em Patamares, a horta é fruto da parceria da instituição com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal – SECIS. Com 20 leiras e 300 mudas de várias espécies de hortaliças, a horta foi implantada na manhã de quarta-feira (10) e irá beneficiar mensalmente 100 pacientes, entre crianças e adultos, que passam pelos serviços oferecidos no CER IV/OSID.

Sob a chuva fina e com muita alegria, a horta foi inaugurada com o plantio de mudas por um grupo de crianças atendidas na unidade, profissionais do CER IV e da SECIS. Estavam presentes no evento, o assessor corporativo das Obras Sociais, Sérgio Lopes; a líder do CER IV, Rosinei Souza; o diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural – SAVAM, João Resch Leal; e o empresário Edilson Celestino da Silva e familiares.

Referência no trabalho terapêutico realizado com esse equipamento de tecnologia social, o CER IV, que em 2015 conquistou o Prêmio Reina Letizia, concedido pelo Real Patronato sobre Deficiência e Assuntos Sociais da Espanha, pelo projeto Horta Educativa, agora terá novamente a oportunidade de retomar essa importante atividade no novo endereço do CER IV, em Patamares. De acordo com Rosinei Souza, a atividade “favorece a qualidade de vida, autonomia e inclusão social de pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva e visual, assistidas em nossa unidade”.

O parceiro João Resch Leal ressaltou que ao CER IV/OSID foi destinada “uma horta de grande porte e muito significativa, que se tornou prioridade para a SAVAM/SECIS, porque sabemos da importância do projeto”. Para a implantação, foram escolhidas hortaliças, como manjericão, salsa, tomate, alface, orégano e pimentão, “por conta da sazonalidade, pois são próprias da estação”, como explicou a bióloga Jaqueline Gonzaga, Coordenadora de Áreas de Valor Urbano Ambiental da SECIS.

 

Pacientes do Centro Especializado em Reabilitação da OSID são beneficiados com nova horta