Portal Osid

Portal Osid

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Obras Irmã Dulce inauguram Serviço de Ressonância Magnética

19 de May de 2023

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) inauguraram nesta sexta-feira (19), na sede da entidade, em Salvador, seu novo Serviço de Ressonância Magnética. Sonho antigo das Obras Sociais, a Ressonância Magnética é um exame indispensável para o diagnóstico precoce e preciso dos pacientes, principalmente aqueles em tratamento do câncer. A iniciativa vai possibilitar a ampliação do atendimento oferecido pela OSID junto à população mais necessitada. A expectativa da instituição é realizar em torno de 400 exames de ressonância magnética por mês, totalmente gratuitos, acolhendo pacientes internados e o público externo.

O evento de inauguração do novo serviço contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, da vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, entre outras autoridades, além de profissionais, conselheiros, voluntários, sócios-protetores e religiosos da instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres. Bastante emocionada, a superintendente da entidade, Maria Rita Pontes, relembrou o caminho percorrido até a realização desse sonho. “Graças a todos vocês, pela sensibilidade e pela compaixão perante a dor dos mais necessitados, é que estamos hoje aqui, com o coração em festa, para celebrar a esperança e a cura proporcionados pelo novo Serviço de Ressonância Magnética da OSID”, comemorou Maria Rita durante a cerimônia, que foi aberta com uma bênção dada pelo capelão das Obras Sociais, frei Mário Erky. 

O acolhimento humanizado que as Obras Irmã Dulce prestam ao paciente foi destacado pela secretária estadual da Saúde. “A emoção é grande. Não é todo mundo que entra nessa casa e não consegue se emocionar com esse trabalho lindíssimo, com espiritualidade, com carinho e com muito amor. Nesta casa os profissionais se doam todos os dias para cuidar das pessoas”. 

“Já que estamos nesse ambiente de cuidado e de fé, eu queria dizer que acredito muito no trabalho coletivo. É muito bonito ver hoje o sonho da ressonância magnética se materializar e certamente continuaremos juntos, não apenas com a destinação de recursos que o Ministério da Saúde alocou, as doações que são tão importantes para esta casa, mas com um trabalho conjunto, 100% SUS, para uma área tão necessária que é a Oncologia e para todo o cuidado de saúde que a nossa população precisa. Deixo aqui meu abraço e meu compromisso com essa instituição que tão bem representa o Sistema Único de Saúde”, afirmou Nísia Trindade. 

Novas instalações - Além da Sala da Ressonância Magnética, o serviço contempla também novas instalações, como recepção, Sala de Comando, Sala de Tomografia, posto de enfermagem, sala de preparo e recuperação de pacientes, sanitários e ambientes de apoio. Os recursos investidos no projeto, incluindo construção e equipamentos, são da ordem de R$ 8 milhões, obtidos através do Ministério da Saúde e de doações de parceiros e Sócios-Protetores da instituição do Anjo Bom do Brasil.

O novo Serviço de Ressonância Magnética chega ainda para integrar o núcleo de Bioimagem da OSID, que atualmente já beneficia milhares de pacientes com a realização de mais de 100 mil exames e procedimentos por ano, incluindo raio x, ultrassonografia, tomografia, mamografia digital, exames contrastados com mesa telecomandada e punção.

 

Obras Irmã Dulce inauguram Serviço de Ressonância Magnética