Notícias

Voltar

OSID celebra formatura de residentes, médicos estagiários e fellows

23 de janeiro de 2026
Img

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) concederam os certificados de conclusão a 114 residentes, médicos estagiários e fellows que nos últimos anos se dedicaram à sua qualificação profissional por meio dos programas de Residência Médica, Multiprofissional e Bucomaxilofacial da instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres. Marcada por homenagens e agradecimentos, a cerimônia de formatura foi realizada na última terça-feira (20), no Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira), e reuniu as turmas de formandos e seus familiares, além de gestores, líderes e profissionais da OSID. 

Durante a cerimônia, receberam os títulos de novos especialistas os residentes médicos das turmas de Anestesiologia; Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Cirurgia Geral; Cirurgia Pediátrica; Clínica Médica; Geriatria; Ginecologia e Obstetrícia; Mastologia; Medicina Intensiva Pediátrica; Neurologia Pediátrica; Oftalmologia; Ortopedia e Traumatologia; Otorrinolaringologia; Pediatria; Radiologia e Urologia. 

A noite também foi marcada pela certificação dos profissionais formados na Residência Multiprofissional, além da conclusão do internato dos médicos estagiários e a finalização do Fellowship – programa de complementação especializada voltado a médicos interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos em subespecialidades. 

De acordo com a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, a cerimônia representou não só o fechamento de um ciclo, mas o início de uma vida inteira de dedicação à Medicina humanizada, levando adiante o legado de Santa Dulce dos Pobres. “Eu acho que o que a gente leva é esse jeito Dulce de pensar, ser e agir. Vocês não tiveram a oportunidade de conviver com ela, mas eu acho que tem um pouquinho dela na essência de cada um, e sei que todos honrarão os valores da profissão que abraçaram”, destacou durante o discurso.

Além da superintendente, estiveram presentes na formatura o assessor de Ensino e Pesquisa, Sandro Barral; a religiosa e assessora de Cultura Organizacional e Humanização, Irmã Maiara Santos; o coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME), Helissandro Andrade; o gestor de saúde, André Fraife; o líder médico, Pablo Melo; e preceptores das Obras Sociais Irmã Dulce. “Esse é um momento muito importante não só para os concluintes, mas para toda a instituição, por formarmos profissionais que cultivarão o amor ao próximo, a empatia e a compaixão na saúde pública”, afirmou Sandro Barral. 

O Amar e Servir –   Hoje, a OSID conta com Programas de Residências Médicas em 21 especialidades e Residências Multiprofissionais e Uniprofissional geridas pela área de Ensino e Pesquisa da instituição desde 1970 e que fizeram das Obras Sociais uma referência no Estado. 

Para a concluinte da turma de residentes multiprofissionais em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Amanda Pimentel, é a união entre a qualidade técnica e o acolhimento que tornam o programa especial. “Enquanto aprendemos em serviço o jeito correto de cuidar, temos a oportunidade de aprofundar no que há de mais divino: a vida de cada pessoa diante de nós. Hoje, me sinto uma psicóloga mais capacitada e preparada para Amar e Servir”, ressaltou.

Os mesmos valores são compartilhados por José Fróes, que iniciou a sua jornada nas Obras Sociais como estagiário durante a graduação em Medicina, e hoje é recém-formado em Ortopedia na instituição. “Concluir a Residência é gratificante. É a certeza de estar no caminho adequado, pautado pela honestidade e pela busca incessante do melhor para o próximo, que nos procurará com suas dores e problemas”, afirmou.

Central de Relacionamento

Central de Relacionamento com o Doador

71 3316-8899

Ícone Obras Sociais

Obras Sociais

Ícone Santa Dulce

Santa Dulce

Ícone Educação

Educação

Ícone Saúde

Saúde

Ícone Ajuda

Ajuda

CNPJ

15.178.551/0001-17

Endereço

Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim - Salvador - BAHIA - CEP: 40.415-006

© 2003-2026 OSID - OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE