Notícias
Cortejo da Inclusão nesta terça (23) marca celebração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência na OSID
Entre os destaques da programação comemorativa da OSID em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no último domingo (21), o Cortejo da Inclusão, que será realizado nesta terça-feira (23), promete ser um dos momentos mais simbólicos e emocionantes da agenda. Com saída às 10h do Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência João Paulo II (CAPD), o cortejo percorrerá os corredores do Hospital Santo Antônio (HSA), o ambulatório e a área externa da instituição. A ação contará com música, alegria e mensagens de reflexão convidando osidianos e osidianas a participarem do momento de celebração à inclusão. Está prevista ainda a simulação de uma roda de capoeira, no pátio das ambulâncias, fechando a ação.
A mobilização em alusão à data, que está na sua terceira edição, busca conscientizar sobre os desafios dessa luta, reafirmando que, no CAPD, as potencialidades dos moradores são valorizadas, incentivando sua participação ativa e promovendo sua visibilidade, como destaca o educador físico do CAPD, José Carlos de Jesus Sobrinho. Segundo ele, os principais desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência vão além das barreiras físicas; é necessário superar atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a inclusão social dessas pessoas. “Afastar os preconceitos, como a falta de reconhecimento, a exclusão, o olhar de pena e, o maior de todos, o capacitismo. Apenas dessa forma essas pessoas serão vistas como cidadãos que contribuem com a sociedade”.
Com quase 24 anos de atuação no CAPD, o educador físico reforça que o trabalho realizado por ele no centro vai além da educação física tradicional. “Nosso foco é proporcionar consciência corporal, desenvolvimento motor e cognitivo, mas também aproximar os moradores de vivências socioculturais, fortalecendo a luta pela inclusão das pessoas com deficiência na sociedade”. Para o educador, a chave para uma inclusão real está na mudança de perspectiva da sociedade. “É preciso reconhecer que o problema é o capacitismo, e não a deficiência.”
Exposição e desfile - A programação organizada pelo CAPD inclui ainda uma exposição de fotos nos murais localizados no Complexo Roma, a exemplo do mural situado na parte externa do refeitório, retratando inúmeros momentos de convivência e superação protagonizados pelos moradores do núcleo. Destaque ainda para o tradicional Desfile da Primavera, que acontece na próxima quinta-feira (25), na área externa do CAPD, com muita criatividade e fantasias inspiradas na chegada da nova estação.
