Educação

Educação

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Bullying na escola é tema de espetáculo apresentado no CESA

25 de July de 2023

Por meio da fantasia e da ludicidade, o Núcleo de Arte Educação do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) trouxe a saúde mental como tema central no espetáculo “A Comutação”, apresentado nos dias 18 e 20 de julho, no Espaço Cultural da escola fundada pelo Anjo Bom, localizada em Simões Filho. A peça foi encenada por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, participantes das oficinas de dança, teatro e percussão. O espetáculo faz parte do Festival de Arte Todos os Tons, que segue com apresentações até dezembro.

O diretor artístico do espetáculo, o professor de percussão do CESA, Ramon Dread, que também já foi aluno da escola, diz que a criação partiu de uma demanda dos próprios estudantes. “Essa peça foi inspirada nos relatos dos alunos, em que retratamos através da arte, com duendes, fadas, bruxas e seres da floresta, assuntos que precisam ser externalizados”, ressalta.

O coordenador do Núcleo de Arte Educação do CESA, Léo Passos, conta que a peça traz um jovem que sofre bullying na escola, começa sentir a ansiedade e sintomas de depressão e que no final consegue enxergar nos amigos que estão próximos, nos professores, coordenadores e na arte, uma maneira de encontrar uma saída. "São elementos retratados que iluminam o caminho desse jovem. Partimos do princípio da escuta com os adolescentes e a partir daí pensamos juntos nessa construção do espetáculo. Tratar esses temas é importante para o fortalecimento das emoções por meio da arte, para que possam expressar o que eles estão sentindo de uma maneira lúdica”.

 

Bullying na escola é tema de espetáculo apresentado no CESA