Educação

Educação

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Alunos do CESA apresentam protótipos sobre Saúde Mental

12 de July de 2023

Com o objetivo de acolher, orientar e fortalecer a autoconfiança na escola, alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), apresentaram na última quarta-feira (5) quatro protótipos com soluções para abordar a saúde mental na comunidade escolar. A iniciativa faz parte do Projeto Escola de Impacto, parceria da OSID com as ONGs Turma de Jiló e Instituto Serendipidade, que visa oportunizar o conhecimento aos jovens de forma prática, aliada à criatividade na resolução de problemas.

Desde março deste ano, com aulas uma vez por semana, os alunos vêm realizando atividades com Design Thinking (uma prática aliada à criatividade para resolver problemas de forma diferenciada), com foco na produção de uma intervenção que será aplicada no próprio CESA ainda nesse semestre.

“A experiência com o curso promoveu conquistas importantes, como a melhoria da autoestima dos estudantes, que se sentiram prestigiados com a indicação para participar da primeira turma; as aprendizagens construídas e a qualidade dos projetos desenvolvidos”, destacou Rita Assis, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II do Centro Educacional.

“É um programa de desenvolvimento de habilidades socioemocionais e competências, que une inovação, empreendedorismo e criatividade; É uma experiência inovadora e complementar para o ensino”, explicou Graziella Neves Nesse, coordenadora pedagógica do Projeto Escola de Impacto.
 

Alunos do CESA apresentam protótipos sobre Saúde Mental