Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Primeiros partos da maternidade do Hospital Regional de Juazeiro são de bebês de famílias de Pernambuco e da Bahia

26 de November de 2024

Lua Neves Sampaio Ferreira, uma menina com nome de luminar é a primeira bebê a nascer na recém-inaugurada maternidade do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), complexo hospitalar vinculado ao governo estadual e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A criança nasceu de parto cesáreo, após 37 semanas de gestação, pesando mais de quatro quilos. “Uma Lua bem cheia”, diz sorridente a professora de inglês, Raiany Neves Ferreira Dias, moradora de Parnamirim (Pernambuco), mãe da recém-nascida.

No mesmo dia 22 de novembro, Joselma da Silva Coutinho dos Santos, 28 anos, também professora, moradora do município baiano de Filadélfia, chegou à nova maternidade para dar à luz ao pequeno Matheus da Silva Santos. Apesar de prematuro, o recém-nascido não precisou passar pela UTI Neonatal do HRJ, um dos novos serviços da unidade. Os dois novos cidadãos juazeirenses, Lua e Matheus, passam bem e em seu primeiro dia de vida receberam a visita do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues.

Voltada a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a maternidade integra a nova estrutura do HRJ, que ganhou 176 novos leitos – ampliando sua capacidade total para 356 leitos. Com a ampliação, o Hospital Regional de Juazeiro passa a suprir uma carência importante na região do Vale do São Francisco, como afirma a líder da unidade, Juliete Olímpio. “A maternidade do HRJ representa um grande avanço na assistência materno-infantil, tendo como perfil a gestação de alto risco, fortalecendo este potencial na Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (PEBA), que abrange 53 municípios da Bahia e Pernambuco”.

No Hospital Regional de Juazeiro, o serviço amplia a oferta à rede materno-infantil PEBA com 30 leitos de obstetrícia; 10 da Unidade de Cuidados Intermediário Convencional (Ucinco); 5 da Unidade de Cuidados Intermediário Canguru (Ucinca); 10 de UTI Neonatal; 10 de UTI Pediátrica; e 21 leitos de Clínica Pediátrica, além de duas salas destinadas à cirurgia obstétrica com dois quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto).

A estrutura causou um impacto positivo em Raiany e sua família. “Minha mãe, que estava nervosa e com medo, ao chegar e ver a estrutura se acalmou”. Relatando sua experiência, a jovem mãe conta que ela e os familiares enfrentaram três horas de viagem para que Lua pudesse vir ao mundo com mais segurança: “Valeu cada segundo, porque tivemos uma recepção maravilhosa, desde o momento em que chegamos. O hospital tem ótimos profissionais”. 

Sobre inaugurar a maternidade, ela diz: “Me senti muito importante e paparicada! Todos estavam me esperando desde cedo e disseram que eu estava prestes a inaugurar a nova estrutura do hospital. Fiquei muito feliz com o acolhimento e atendimento da equipe e muito agradecida a todos que me ajudaram”. Para Joselma também fez diferença parir Matheus em uma maternidade mais moderna e bem equipada. “A nova estrutura é ótima e a equipe é muito atenciosa. Estão todos de parabéns”.
 

Primeiros partos da maternidade do Hospital Regional de Juazeiro são de bebês de famílias de Pernambuco e da Bahia