Novo Memorial Santa Dulce dos Pobres encanta acolhidos da Morada de Idosos da OSID
O novo Memorial Santa Dulce dos Pobres (MSDP) recebeu um grupo de moradores do Centro de Geriatria e Gerontologia Júlia Magalhães, núcleo das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), referência no atendimento à pessoa idosa, para uma visita guiada especial na última sexta-feira (17). Acompanhados pela equipe técnica do centro, e conduzidos pela equipe de monitores do MSDP, cerca de 14 acolhidos tiveram a oportunidade de fazer uma nova imersão na trajetória de amor e solidariedade da Mãe dos Pobres, após o espaço passar por uma ampla obra de requalificação com ampliação da acessibilidade para diferentes perfis de público – infantojuvenil, idosos e pessoas com deficiência.
Acolhido em novembro de 2024, o interno Eduardo Gonçalves França, 76 anos, que conheceu o Anjo Bom ainda em vida, expressou sua alegria em visitar o espaço pela primeira vez. “Lembro dela indo ao frigorifico em que eu trabalhava e o pessoal fazia uma doação para ela. A gente a abraçava. Era uma criatura excelente. Graças a Deus, estou feliz aqui, sendo acolhido e bem tratado”, declara. Na morada desde 2020, a interna Ivone Alves do Nascimento, 83 anos, interagiu a todo o momento durante a visita e não escondeu a ansiedade de rever o acervo e visitar o espaço após a reforma. “Eu já conhecia o quarto dela. O memorial novo ficou muito bonito, muito bem reformado. A decoração está impecável. E gostei do cheirinho de jasmim”, disse encantada.
Líder do Centro de Geriatria e Gerontologia, Paloma Santana explicou a proposta da ação. “A iniciativa partiu tanto de nós como equipe técnica, porque o memorial foi todo renovado e restaurado, e também deles o desejo de conhecerem cada vez mais sobre a vida de Santa Dulce. Aqueles que compreendem e têm cognição preservada confirmaram a vontade de vir e participar”, contou.
Legado de amor e serviço - Criado em 1986, o Centro de Geriatria e Gerontologia da OSID traduz a luta de Irmã Dulce por uma assistência integral aos idosos, com estímulo à cidadania, socialização e qualidade de vida. Comprometida com o atendimento humanizado, a unidade realiza 6 mil atendimentos ambulatoriais mensais e dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da área de Saúde, e dispõe de 162 leitos para pacientes crônicos, agudos, em reabilitação e cuidados paliativos.
Dentre estes, 54 leitos são destinados à Morada de Idosos, que acolhe pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. A unidade oferece ainda o Ambulatório de Parkinson, para acompanhamento de portadores da doença; e o serviço de Avaliação Cognitiva, voltado aos idosos com alterações de memória e portadores de doença de Alzheimer.
Memorial - Espaço dedicado à preservação da história e obra da primeira santa brasileira, o novo Memorial Santa Dulce dos Pobres foi reaberto no último dia 5 de novembro, após passar por uma ampla requalificação, com atualização de sua expografia, modernização e ampliação da acessibilidade para diferentes perfis de público – infantojuvenil, idosos e pessoas com deficiência. Localizado em Salvador, na Avenida Dendezeiros do Bonfim, ao lado da sede OSID, o Memorial está disponível para visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita.