Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Escola das Obras Sociais Irmã Dulce é campo de estudo de projeto da UFBA

11 de November de 2024

O Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo das Obras Sociais Irmã Dulce, é o mais novo campo de estudo do Projeto de Extensão Ação Curricular na Comunidade e Sociedade, chamado “Compostagem: a prática da sustentabilidade”, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A iniciativa é uma parceria da oficina de Educação Ambiental do CESA com a universidade. A primeira aula de campo ocorreu no último dia 31, na área verde da escola, e reuniu estudantes do núcleo educacional, da universidade e comunidade local, em uma união de esforços em prol da preservação do meio ambiente.

No primeiro momento, a professora da UFBA, Zenis Novais, coordenadora do Projeto Compostagem Francisco, ensinou o processo de Compostagem Acelerada – método desenvolvido pela docente, que transforma resíduos sólidos em adubo, em apenas 15 dias, diferentemente da compostagem tradicional que leva 135 dias. 

“A parceria com a universidade é de extrema importância para a troca de conhecimento e para a interlocução da escola com o campo acadêmico. Os alunos estão adorando e o nosso objetivo é fortalecer ainda mais a educação ambiental”, explicou Tales Barros, coordenador da oficina de educação ambiental do CESA. 

Educação ambiental na escola de Dulce - Atualmente cerca de 40 alunos integram a oficina de educação ambiental do CESA, que é oferecida gratuitamente no contraturno escolar e ocorre nas áreas verdes da escola. Os estudantes aprendem com a equipe de educadores ambientais, a cultivar diversas espécies de plantas, por meio de sistemas agroecológicos, além das ações de reciclagem de resíduos plásticos, com criação do Ecoponto, que funciona dentro da escola fundada por Santa Dulce dos Pobres. As ações de sensibilização de preservação do meio ambiente também ocorrem com a comunidade escolar, com palestras e aulas práticas com a participação de professores, colaboradores, familiares dos alunos acolhidos e com a comunidade local. 

A oficina de educação ambiental integra o Programa Integrado do CESA, e desenvolve diversas atividades nas áreas de sustentabilidade e meio ambiente. Os recursos são captados através do incentivo fiscal com investimentos de pessoas físicas e jurídicas, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente de Simões Filho. 

O programa conta hoje com o apoio das seguintes empresas: Braskem; Companhia de Participações Aliança da Bahia; @ferbasa.oficial; @gotemburgovolvo; @prio3_; Grupo Global Participações; M. Cecília A. Barreto Consultoria; @magazineluiza e 13º Cartório de Registros Civil de Butantã.

 

Escola das Obras Sociais Irmã Dulce é campo de estudo de projeto da UFBA