Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

UCT alerta para queda no estoque de sangue

21 de May de 2015

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) está lançando um apelo à população para elevar seu estoque de sangue, que nesses primeiros cincos meses de 2015 encontra-se bem abaixo do nível médio de coleta. De acordo com Marília Sentges, líder do banco de sangue das Obras, a UCT fechou o mês de abril com apenas 328 bolsas de sangue coletadas, volume 50% inferior ao considerado ideal, que é de 680 bolsas por mês.

A preocupação da unidade aumenta diante do tímido movimento de doação de sangue registrado em maio e, ao mesmo tempo, da expectativa da demanda associada ao mês de junho, quando muitas pessoas costumam viajar para aproveitar a festa de São João. Este ano, como o período dos festejos será antecedido pelo feriadão de Corpus Christi, o fluxo de saída da cidade pode acontecer duas vezes no mês, aumentando o risco de acidentes, como explica Marília: “Além do perigo nas estradas, com o movimento em ambos os feriados, nas festas juninas geralmente há ocorrências com queimaduras, o que nos deixa sempre em alerta”. A preocupação é real, segundo a líder da UCT, porque “não há como atender a uma demanda tão importante com um estoque de sangue tão baixo”.

A médica observa que, embora alguns períodos do ano sejam mais críticos, a necessidade de manutenção do estoque em volume satisfatório é constante, “porque lidamos também com imprevistos”. Na UCT, o sangue coletado é destinado aos pacientes internados no Hospital Santo Antônio e o excedente encaminhado à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia - Hemoba, a fim de ser distribuído para unidades de saúde da capital e interior do Estado. Além dessa rede de solidariedade, a dirigente ainda lembra aos doadores que cada bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas.

As doações de sangue podem ser feitas diretamente na UCT das Obras Sociais Irmã Dulce, localizada na sede da instituição (Avenida Bonfim, Largo de Roma), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Mais informações pelos telefones: (71) 3310-1224 e 3310-1349.

        Requisitos para doação

  • Ter entre 18 e 69 anos e gozar de boa saúde;
  • Apresentar documento oficial original, em bom estado e com foto atualizada (cópia somente se autenticada e legível);
  • Doador menor de idade, entre 16 e 17 anos, pode doar acompanhado do responsável legal;
  • O candidato à doação não pode estar gripado ou com qualquer outra doença aguda. Caso esteja em uso de alguma medicação, apresentar o nome de todas para avaliação;
  • As doações podem ser direcionadas a um paciente (doação de reposição) ou para ajudar a unidade (doação voluntária).
UCT alerta para queda no estoque de sangue