Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

OSID inaugura amanhã Unidade de Telemedicina

28 de September de 2015

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) inauguram amanhã (dia 29), às 10h30, no auditório do Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene (CEPPAJ), na sede da instituição (Largo de Roma), a sua Unidade de Telemedicina. A iniciativa, vinculada à Rede Universitária de Telemedicina (Rute) e à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vai proporcionar, através de aulas, discussões de casos e debates, a troca de conhecimentos e experiências entre a OSID e centenas de instituições de todo o país. Localizado no CEPPAJ, o espaço onde vai funcionar o novo serviço receberá o nome de Sala de Telemedicina Dr. Kelmann Vasconcelos Cruz, uma homenagem ao antigo líder do Serviço de Bioimagem das Obras, que atuou durante mais de duas décadas na instituição fundada pelo Anjo Bom. A cerimônia de inauguração vai contar com a presença do coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, além de gestores, líderes e profissionais da OSID.

“Trata-se de uma grande conquista para a nossa instituição. Além de ganhar visibilidade, as Obras terão contato permanente com entidades de renome, qualificando ainda mais seus serviços”, destaca Sandro Barral, assessor de Ensino e Pesquisa da OSID. Na ocasião, além da Unidade de Telemedicina das Obras Sociais Irmã Dulce, serão inaugurados também os serviços do Hospital Sarah Lago Norte (Brasília) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Saiba mais

A Rede Universitária de Telemedicina é considerada de grande relevância por trazer impactos científicos, tecnológicos, econômicos e sociais para os serviços médicos já existentes, permitindo a adoção de medidas simples e de baixo custo, como a implantação de sistemas de análise de imagens médicas com diagnósticos remotos, que podem contribuir muito para diminuir a carência de especialistas, além de proporcionar treinamento e capacitação de profissionais da área médica sem deslocamento para os centros de referência.

A rede estimula ainda a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs). Os SIGs promovem debates, discussões de casos, aulas e diagnósticos à distância. Atualmente, mais de 300 instituições participam de cerca de 40 SIGs em várias especialidades e subespecialidades, como Psiquiatria, Cardiologia, Enfermagem, Oftalmologia, Dermatalogia, entre outras.

OSID inaugura amanhã Unidade de Telemedicina