Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Mutirão de consultas e exames em comemoração dos 60 anos das Obras Sociais Irmã Dulce

23 de May de 2019

"Quando cada um faz um pouco, o pouco de muitos se soma”. Este pensamento da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres inspira o gesto solidário de mais de 60 médicos internos e residentes do Hospital Santo Antônio (HSA) das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que neste sábado (25) presenteiam a instituição pelos seus 60 anos de fundação com um mutirão de consultas e exames. A ação terá início às 7h, no Ambulatório José Sarney, situado na sede da OSID (Av. Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim) e irá contar com o apoio de enfermeiros e auxiliares, entre outros colaboradores.

De acordo com Lucrécia Savernini, gestora de Saúde das Obras Sociais, a meta do mutirão é realizar 600 atendimentos previamente agendados, entre consultas de primeira vez e retorno, além de exames como ecocardiograma e eletrocardiograma, este último com laudo emitido na hora. A iniciativa vai atender pacientes com demanda para as seguintes especialidades: pediatria, clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, urologia, oftalmologia, cabeça e pescoço e otorrinolaringologia.

OSID 60 anos - Fundada em 26 de maio de 1959, por Irmã Dulce, a OSID é fruto do trabalho de sua vida dedicada aos pobres e doentes. A organização que nasceu em um humilde galinheiro, num convento da Cidade Baixa, em Salvador, tornou-se um dos maiores complexos de saúde com atendimento 100% gratuito do Brasil. A instituição oferece um perfil de serviços único no país, distribuídos em 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Ensino Fundamental e na preservação e difusão da memória de sua fundadora. Atualmente, as Obras Sociais realizam 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano na Bahia. Deste total, 2,2 milhões se concentram na capital do Estado, onde também se realizam 11,5 mil atendimentos por mês para tratamento de câncer e 12 mil cirurgias por ano.

Mutirão de consultas e exames em comemoração dos 60 anos das Obras Sociais Irmã Dulce